24 maio 2018

[Resenha] O Gato Na Árvore Crônicas - Editora Moinhos

Nome: O Gato Na Árvore
Autor(a): Marco Antonio Martire 
Páginas: 123 
ISBN: 9788592579807
Editora: Moinhos
Ano de lançamento: 2018 
Comprar: Amazon

A visão de Marco Antonio Martire é dos antigos cronistas. Suas crônicas buscam os fatos que passam desapercebidos. Como Paulo Mendes Campos, “causos” são elaborados, revistos e complementados pela sensibilidade do cronista. A ironia, notável em sua construção narrativa, é uma aliada que transpira esta distinção. O autor de O gato na árvore se mantém um observador que utiliza de uma pretensa neutralidade para escancarar um sentimento seu. Ao fazê-lo, convida o leitor a sentar-se com ele nesta mesa de bar literária. Como um amigo que relata seus prazeres e dores, passamos a compartilhar da mesma sensação. O inevitável é ser parte da história. A crônica deve ser sutil e forte, marcante e leve, uma combinação delicada. Martire alcança este feito. O que descreve em suas crônicas é um campo interior que existe desde a primeira pessoa que olhou o céu e notou sua pequenez perante os encantos e perigos do universo. O autor presta à crônica a homenagem a seus precursores e aponta o novo caminho. Este livro é um companheiro com quem trocamos uns dedos de prosa e seguimos nosso rumo, mudados. Um instante em que toda uma vida surge ou em que mais uma crônica é criada. Daniel Russell Ribas

Tenho pouca experiência lendo crônicas, mais sinto cada vez mais empatia por esse gênero de leitura, quando recebi a oportunidade de ler O gato na árvore fiquei fiquei encantada com o título e a capa do livro porque sou apaixonada pro felinos, tenho uma gata que amo muito então já senti uma ligação pessoal com a obra. Espero que gostem!

O Gato Na Árvore é uma junção de pequenas histórias sobre o cotidiano, aquelas coisas mais banais que passam despercebidas no dia a dia e que não damos muito valor ou importância, pequenos relatos de encontros com vizinhos, amigos e até mesmo a observação da vida felina noturna.


O livro é composto por um total de 48 crônicas, curtas mais muito interessantes, uma leitura leve escrita forma simples que me conquistou, o autor nos proporciona momentos de reflexão sobre a vida e nosso cotidiano. O autor é um observador da forma humano e isso me encanta, como sou muito observadora foi das coisas que mais gostei durante minha leitura. 

A leitura nos leva para um caminho de pensamentos do autor, coisas que ele viveu ou viu alguém vivenciar, sua cidade Rio de janeiro foi o pano de fundo de sua narrativa, ele aproveita em sua escrita e nos da algumas lições sobre comportamentos diários que devemos mudar, como o fato de sempre estar disposto a cumprimentar um vizinho entre outras coisas.


Como mencionei não leio muito esse gênero mais garanto que até mesmo quem nunca leu crônicas irá gostar da obra, fiquei muito satisfeita com a perspectiva do autor, espero que vocês tenham gostado, um grande beijo e até a próxima.


Marco Antonio Martire é carioca, graduado em Comunicação pela UFRJ e pós-graduado em Língua Portuguesa pela UCAM. Publicou os contos de “Capoeira angola mandou chamar” (premiados em 1999 pela Fundação de Cultura Cidade do Recife), a novela “Cara preta no mato” (ebook), e participou das coletâneas de contos “Clube da Leitura – volume III”, “Escritor Profissional – volume 1” e “Clube da Leitura – volume 4”. É membro do coletivo Clube da Leitura.  Escreve para a RUBEM (www.rubem.wordpress.com) quinzenalmente às quartas-feiras. “O gato na árvore” é seu primeiro livro de crônicas.

Comentários via Facebook

0 comentários. Comente Também!:

Postar um comentário

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in