06 dezembro 2017

[Resenha] Fale - @editoravalentina


"Não foi culpa minha. Ele me machucou. Não foi culpa minha. E não vou deixar que isso me mate. Posso crescer."

Nome: Fale
Autor(a): Laurie Halse Anderson
Páginas: 240
ISBN: 9788565859073
Editora: Valentina
Ano de lançamento: 2013
Comprar: Amazon, Submarino

“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?


Pouco antes de ingressar no ensino médio, Melinda era uma jovem alegre, tinha amigos, conversava e se divertia com eles, até que em uma noite em uma festa de despedida para um novo ciclo estudantil tudo mudou.


Melinda foi excluída e taxada de fofoqueira pelos amigos do colégio, o motivo era porque tinha chamado a policia para tal festa, e ninguém entendia a atitude da jovem, mais mesmo se soubessem o que havia acontecido naquela noite não parecia que se importariam. Esse foi o primeiro pensamento da estudante depois que tudo acabou, o horror vivido na festa estaria presente em sua vida e a transformaria em uma jovem calada, sem amigos, sozinha. Sua transformação foi tão profundo e obscura que ela começou a ver os reflexos dos medos que sentia em sua vida acadêmica, suas notas caíram, os professores não a compreendiam e ela simplesmente se cala diante do mundo.

“Tem um monstro nas minhas entranhas, posso até ouvi-lo arranhando minhas costelas. Mesmo quando descarto a lembrança, ela continua comigo, me ferindo.”


"Fale" é um livro extremamente sensível e difícil de se ler, o sofrimento vivido por Melinda é tão nítido que nos emocionamos a cada página,  nos revoltamos e queremos fazer algo para amenizar sua dor, essa foi a sensação e sentimento que tive durante minha leitura, a autora parece ter o dom de escrever sobre assuntos tão tocantes que fica difícil não admirar seu trabalho, sua escrita é sincera limpa e um alerta a sociedade em muitas questões.



Espero que tenham gostado, 
um grande beijo e até a próxima.

Michelle :)

Comentários via Facebook

0 comentários. Comente Também!:

Postar um comentário

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in