22 maio 2017

[Resenha] O Encantador de Livros - @Ler_Editorial

Nome: O Encantador de Livros
Autor(a): Lucas de Souza
Páginas: 148
ISBN: 9788568925331
Editora: Ler Editorial
Ano de lançamento: 2016
Comprar: Amazon, Saraiva

Aventure-se na Cidade dos Livros ― um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros.
Conheça o Encantador de Livros, um contador de histórias capaz de fazer os livros voarem, e Benjamim, um menino analfabeto que, juntamente com seus amigos, terá que salvar a cidade de uma terrível ameaça.
Um romance infantojuvenil que desperta a consciência para a importância da leitura e as ações transformadoras que ela pode gerar.

Neste romance nacional, Lucas de Souza nos apresenta a história de uma cidade, a Cidade dos Livros, o lugar em que todos nós queremos morar, é onde a leitura é valorizada e elevada a um patamar supremo, sendo a coisa mais importante na vida da maioria dos habitantes.

"Fosse à luz das velas ou até mesmo dentro de uma carruagem, ou ainda no fundo escuro de um porão, na Cidade dos Livros todo mundo lia.
Lia por amor, porque gostavam e precisavam.
Liam porque era a coisa mais gostosa que conheciam".


Nesta cidade mágica, mora Benjamim, um menino que possui uma paixão imensa pelos livros, mas por ironia do destino, ainda não sabe ler. Além dos livros que coleciona no porão de sua casa, seus outros grandes amores são seus amigos, André, Clarice, Nicolas e Ariane. Eles estão todos bem animados, pois uma visita ilustre virá à cidade, o Encantador de Livros.

Este cara é um contador de histórias, e todo o livro que ele lê parece criar vida, é como mágica, deixa todos que escutam encantados. Os cidadãos da Cidade dos Livros estão todos ansiosos pela vinda dele, porém ele não aparece no evento e deixa todos decepcionados. E para piorar, algum tempo mais tarde, ficam sabendo que o prefeito da cidade vai extinguir todos os livros de fantasia da cidade, e nisso Benjamin e seus amigos se veem na obrigação de salvar a cidade, seriam eles capazes de fazer isso?


Bom, a trama do livro é muito interessante, quando li a sinopse pela primeira vez, achei que seria uma leitura muito boa, aquele infantojuvenil simples e aconchegante, que anima o leitor, e Lucas de Souza tinha um potencial muito grande para fazer isso acontecer, mas infelizmente não fez.

Quando digo que tem potencial, é porque o livro conta com um cenário muito bem construído, personagens característicos e cativantes, mas peca no desenrolar da história, focando muito mais em uma "moral" de que a leitura é importante, quando deveria desenvolver bem a história e aprofundar na aventura principal, que muitas vezes é deixada de lado.


Eu acredito que as mensagens que um livro tem que passar, devem estar escondidas nas entrelinhas, como, por exemplo, no meio da trama principal, e não aparente logo de cara, o leitor deve procurar no livro o que o autor quer passar, e em "O Encantador de Livros", essa mensagem é dada de mãos beijadas para quem lê, do início ao fim, deixando a leitura, de um livro pequeno, muito cansativa.

Um grande problema que encontrei, agora na edição do livro, foram os erros de português, eu não sou um expert em gramática, sempre erro bastante, mas aqui eles são bem aparentes, que até eu, uma pessoa bem desatenta e que geralmente não liga para isso (quando não incomodam a leitura), percebi. Senti a falta de uma revisão mais detalhada da editora.


Sobre o autor, acho que vale a pena acompanhar o trabalho dele, pois é possível notar um grande potencial na sua escrita, ele não acertou em cheio em O Encantador de Livros, mas pode melhorar nas suas próximas obras, que eu quero ter o prazer em ler.

Bom, depois de tudo o que eu escrevi aqui, fica a sua escolha, caro leitor (a), ler ou não este livro, considere todos os pontos que citei, e se eles não te incomodarem, acho que merece a chance de ser uma de suas próximas leituras.


Esse livro foi uma cortesia da editora.

Um grande abraço e até mais!

Comentários via Facebook

5 comentários. Comente Também!:

  1. Olá, tudo bem?
    Parece um livro encantador. E motivador também. Percebi que o autor incentiva as pessoas a lerem através da história. A capa é toda colorida e fofa. É, os errinhos de português deixam a desejar. :/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Posso dizer que estou apaixonada por esse livro antes mesmo de conhece-lo? Adoro qualquer história que envolva livros de alguma forma e essa parece ser bem inspiradora. Amei e já vai pra wishlist!!! Bjoooo
    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Estou super curiosa pra esse livro. Já tenho ele no meu Kindle e espero fazer ainda esse ano.
    Além de parecer ser pra todas as idades, a história deve ser bem delicada e envolvente.
    Adorei suas considerações!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu sou apaixonada pela capa desse livro mas me desanimou saber que o autor focou mais na lição de moral do que na história em si, ainda mais com um enredo tão bom quanto esse. Ainda assim, justamente pelo enredo, ainda penso em dar uma chance e realizar essa leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que pena que o livro não te agradou tanto assim. Realmente, pela sinopse, parece ser uma ótima obra, pena que quando pegamos para ler nossas expectativas não são supridas.
    Beijos.

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in