18 março 2018

[Resenha] Sol e Sonhos em Copacabana - @editorapandorga


"Verônica seria capaz de levar um homem do céu ao inferno, com a mesma facilidade que as folhas caem de uma árvore"

Nome: Sol e Sonhos em Copacabana
Autor(a): Aliel Paione
Páginas: 384
ISBN: 9788584422210
Editora: Pandorga
Ano de lançamento: 2017
Comprar: Amazon, Submarino

Jean-Jacques Chermont Vernier, jovem diplomata francês, chega ao Rio de Janeiro durante o governo Campos Sales, em 1900. Vem ao Brasil para trabalhar na embaixada da França como consultor econômico. Descendente de tradicional família de diplomatas, pertencentes à nobreza francesa, Jean-Jacques é induzido à carreira diplomática pela insistência de sua mãe, a condessa De Chermont. Jovem, idealista e romântico, Jean-Jacques sente-se decepcionado ao deparar-se com a aridez de seu trabalho, que confronta sua personalidade sensível e boêmia, ou sua maneira de encarar a vida. Jean-Jacques conhece, no cabaré Mère Louise, em Copacabana, uma mulher lindíssima, Verônica, e é dominado por uma paixão avassaladora. Verônica é uma tirana de corações, capaz de levar um homem do céu ao inferno com a mesma facilidade com que as folhas secas são sopradas pelo vento. Ele é correspondido, então iniciam um romance que, para Jean-Jacques, significa a plenitude de sua sensibilidade amorosa e estética. Porém, ela é amante de um respeitável senador da república, o senador José Fernandes Alves de Mendonça, que trabalha com o ministro da fazenda de Campos Sales, Joaquim Murtinho, nas negociações do Funding Loan. Tem-se, então, um triângulo amoroso de consequências e desdobramentos surpreendentes. Durante a narrativa, são efetuadas análises críticas históricas sobre a vida política e econômica do Brasil pertinentes à república velha, conexões que se estendem à época contemporânea. O cabaré Mère Louise realmente existiu na época e local descrito. (Skoob)


Jean-Jacques Chermont Vernier é jovem diplomata que se mudou para o Brasil, ele é francês e veio para o novo país para trabalhar na embaixada como consultor econômico, Jean possui mais talentos e usa de seu tempo livre para admirar e se inspirar nas belas paisagens do Rio Janeiro, fazendo lindas pinturas sobre o que vê. É nesses passeios que ele conhece um lugar chamado Mère Louise, lugar onde ele conhece uma jovem e se apaixona perdidamente por sua beleza.

Verônica é uma mulher encantadora,  de beleza rara, e mantém um relacionamento com um homem influente chamado José Fernandes, entretanto ela correspondia as investidas de Jean-Jacques e por um descuido do destino o caminho dos três se cruzam, era notável que a relação de Verônica com o senador José não se baseava em amor, as consequências desse envolvimento do três são reveladoras e surpreendentes para o leitor.

"Verônica seria capaz de levar um homem do céu ao inferno, com a mesma facilidade que as folhas caem de uma árvore"



"Sol e Sonhos em Copacabana" foi escrito de uma forma leve e fluída, um livro encantador, com romance e sonhos lindos vividos por seus personagens, uma obra que traz fortes traços históricos e políticos da época, o autor nos descreve ambientes historicamente conhecidos e nos proporciona conhecer um pouco desses lugares. Durante a leitura é possível fazer uma viagem a nossa história e a situação econômica do nosso país, claro além de tudo acompanharmos o romance vivido por Jean Jacques.


Um livro nacional, muito bem escrito com embasamento e leveza nas palavras, o autor entregou sua proposta que aceitei muito bem como leitora e me conquistou a cada capítulo, percebe-se que o autor fez uma minuciosa e elaborada pesquisa sobre fatos históricos para construir a obra tão bem relatada por ele. Um lindo romance brasileiro que vale muito a pena conhecer, espero que tenham gostado, uma grande beijo e até a próxima!

 
Esse livro foi uma cortesia da editora.

Comentários via Facebook

0 comentários. Comente Também!:

Postar um comentário

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in