26 março 2018

[Resenha] O Homem De Lata - @faroeditorial


"Um momento de autenticidade em que o destino e a predestinação se chocam, e tudo é não apenas possível como está ao alcance da mão. E eu me apaixonei. Loucamente. Acho que Ellis também. Só por um instante. Mas nunca tive certeza"

Nome: O Homem De Lata
Autor(a): Sarah Winman
Páginas: 155
ISBN:978859580112
Gênero: Literatura Inglesa
Editora: Faro Editorial
Ano de lançamento: 2018
Comprar: Amazon

Sinopse:Em 1963, Ellis e Michael eram dois garotos de doze anos que se tornaram grandes amigos. Durante muito tempo, sempre foram apenas os dois, andando pelas ruas de Oxford, um ensinando ao outro coisas como nadar, descobrir autores e livros e a esquivar-se dos punhos de seus pais dominadores. Até que um dia algo muito maior que uma grande amizade cresce entre eles. Mas então, avançamos cerca de uma década nesta história e encontramos Ellis, agora casado com Annie, e Michael não está mais por perto. O que leva à pergunta: o que aconteceu nos anos que se seguiram? Esta é quase uma história de amor. Mas seria muito simples defini-la assim.





Inicialmente preciso contar a vocês que está leitura dividiu minha opinião, uma verdadeira surpresa foi ler a obra de Sarah Winman, meu primeiro contato com a escrita da autora foi no mínimo revelador e confuso ao mesmo tempo, espero que gostem da resenha.

"O Homem De Lata" apresenta a história de vida de Ellis, relatado através das memórias dos personagens a leitura inicia com um acontecimento, uma mulher chamada Dora Judd que ao ir em um evento com seu marido Len participa de um bingo e é sorteada, existe vários prêmios disponíveis para o ganhador e o marido de Judd insiste para que ela pegue a garrafa de uísque, indo contra todas a probabilidades a jovem que esta grávida decide escolher um quadro como prêmio, esse quadro era especial, ele retratava vários girassóis e passava a ela um ar de alegria e tranquilidade, foi o primeiro passo para a mudança na vida dessa mulher.



Conhecemos então um pouco da história de Ellis, filho de Dora e Len, já um adulto formado, trabalha em uma fábrica de automóveis sua vida está uma desordem e a melancolia toma conta da narrativa sobre este personagem ( umas das coisas difíceis de lidar durante a leitura). Ellis está passando um período intenso e doloroso e podemos sentir como o personagem se afunda em seus problemas e sentimentos.



Em um segundo plano conhecemos a história de Michael, um grande amigo de Ellis que cresceu junto a ele e o ajudou quando sua mãe não estava mais presente, as dificuldades enfrentadas por Ellis com relação ao seu pai agressivo foi amenizada diante da amizade com Michael, a narrativa é baseada em sofrimento e angustia vivida pelo personagem e as história se completam de uma forma mais complexa do que o previsto.

A leitura é em muitos aspectos confusa, mais uma das coisas que o leitor precisa aprender lidar durante a história, diversas vezes me vi relendo parágrafos e páginas para compreender melhor a ideia que a autora quis nos passar, também é importante mencionar que toda a tristeza descrita sobre a vida de Ellis foi um fator muito negativo na minha experiência como leitora, entretanto nem tudo nessa leitura pende para o ruim, de uma forma muito simples e perspicaz a autora mostra o forte sentimento de amizade entre Ellis e Michael, esse segundo por sua vez me conquistou com suas atitudes cativantes, ele seria meu personagem favorito de toda a leitura.






"O Homem De Lata" é um romance contado através das memórias vividas pelos personagens, nunca tive experiência igual a esta lendo um livro,  um relato de uma amizade que rompe barreiras, de sonhos e paixões que moldam a história de um jeito único, a autora se mostrou sensível aos problemas da humanidade, com empatia ao olhar a vida do próximo, sem dúvidas gostaria de ler mais obras publicas pro ela.

Espero muito que você tenham gostado, um grande beijo e nos vemos na próxima!

 

Esse livro foi uma cortesia da editora.

SARAH WINMAN nasceu em 1964 na Inglaterra e é uma atriz e escritora. Em 2011, seu romance de estreia tornou-se um bestseller internacional e ganhou vários prêmios, incluindo New Writer of the Year no Galaxy National Book Awards. O Homem de Lata também está concorrendo a diversos prêmios, e segue como finalista do Costa Novel of the Year do ano de 2017.

Comentários via Facebook

7 comentários. Comente Também!:

  1. Achei a premissa um pouco confusa e não entendi muito bem qual o real objetivo do livro, mas acho que mesmo assim daria uma chance a leitura.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Fiquei confuso igual vc ficou ao ler o livro. N sei se ficou explícito se é um livro LGBT ou se foi o qie eu entendi por vc falar de paixões e que aconteceu com os personagens depois que se separaram e por um ter casado e outro pouco se sabe. Vc escreve muito bem, mas a resenha me deixou um pouco confuso.

    ResponderExcluir
  3. Oiieee

    Realmente é um livro que a premissa soa um pouco confusa, mas pelo que percebi não diminui de nenhuma maneira a qualidade da história e da mensagem que se quer passar que, pelo que entendi, é a experiência e vivência adquirida por seus personagens, as lições aprendidas. É uma leitura diferente, acho que vale a pena.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Que bom que mesmo tendo sido em alguns momentos uma leitura confusa, você tenha gostado do livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Oie
    aff eu quero muito esse livro desde que lançou, me parece ser uma leitura muito gostosa e fofa, gostei da sua resenha e de saber mais sobre o enredo

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi,tudo bem?
    Não conheço a autora, mas já ouvido falar sobre o título e cheguei a conferir algumas resenhas do mesmo. Confesso que a premissa é um pouco confusa e por isso acabei não me interessando tanto, mas vendo sua resenha, me fez mudar de ideia e irei anotar a dica.

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  7. jurava que já tinha comentado aqui,acho que devo ter visto as fotos nas redes sociais. eu fiquei bastante interessada na obra. "sua vida está uma desordem e a melancolia toma conta da narrativa' só este trecho já é suficiente para chamar minha atenção caos e melancolia juntos é atrativo pra mim.

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in