02 março 2016

[Resenha] Enquanto Bela Dormia - @editoraarqueiro

Nome: Enquanto Bela Dormia
Autor(a): Elizabeth Blackwell
Páginas: 368
ISBN: 9788580414790
Editora: Arqueiro
Ano de lançamento: 2016
Comprar: Submarino, Extra, Americanas

Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.

Sempre gostei muito de contos de fada e para mim o conto da Bela Adormecida era um dos melhores, tem um toque meio dark no meio dele que o deixa simplesmente irresistível. Já até li várias releituras, mas o livro de Elizabeth Blackwell consegue ganhar de todas elas.

Elise Dalriss é uma adolescente de quatorze anos que mora com seus pais e irmãos num lugar bastante pobre, sonha um dia em poder mudar de vida e trabalhar no castelo onde vivem o Rei e a Rainha do reino. Sua mãe trabalhava lá quando era mais nova e mesmo sabendo que aquilo era o melhor que podia sonhar para sua filha, ela não aprovava muito a ideia dela, pois sofreu muito após ser expulsa do castelo estando grávida de Elise e teve que casar com o primeiro estranho que lhe estendeu a mão. Um homem que as maltrata e vê sua mulher e filhos como empregados.


E como se não bastasse a dificuldade que nossa protagonista passa, sua família é diagnosticada com Varíola, uma doença que devastou muitos lugares na época e na luta contra ela, Elise conseguiu sobreviver, junto com seu irmão e seu pai.

Porém ao ver a sua família destruída daquela forma, ela toma decisão mais difícil de sua vida, fugindo daquele lugar, a procura de uma velha amiga de sua mãe que, nos últimos suspiros, lhe pediu que procurasse para que não ficasse desemparada.

Ao encontrar essa velha amiga de sua mãe, com a ajuda dela, Elise consegue entrar no castelo e logo depois começa a trabalhar. Primeiro apenas como uma simples criada, depois como dama de companhia da própria Rainha.


Elise logo se vê encantada com tudo aquilo, o sentimento que nutri pela Rainha é algo puro e singelo, algo bastante parecido com amor de uma filha para a mãe. Confesso que me questionei bastante nessa parte do livro, pois a personagem mal conhecia a Rainha era quase uma adoração ou algo do tipo.

Contudo, a vida no castelo não como o mar de rosas que todos esperam e Elise precisa se acostumar com isso, no entanto, o que mais assombra aquelas paredes é o fato de a Rainha não poder dar um herdeiro para o Rei. Isso até que o mesmo é ameaçado a abdicar do trono e ter que declarar seu irmão como herdeiro, nesse dia algo inesperado acontece e como por milagre, ele recebe a noticia de que sua esposa está grávida.


Meses depois, a rainha Lenore dá a luz a uma bela criança, uma menina que causou bastante decepção em sua mãe, pois a mesma tira rezado de forma desesperada para que desse a luz um menino. Já o rei Ranolff fica muito feliz com a noticia e faz algo que ninguém jamais imaginaria, ele declara sua filha como herdeira do trono. 

Nenhuma mulher tinha governado um pais antes e isso gera revolta no povo, principalmente em sua tia, que depois de ser expulsa do reino joga uma maldição sobre sua filha. O rei e a rainha vivem de forma temerosa desde então e fazem de tudo para criar sua menina na maior segurança. E onde Elise entra nisso tudo? Bom, só lendo para descobrir.


Diferente de outros livros que remetem ao conto, "Enquanto Bela Dormia" é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Elise, o que na verdade é apenas uma personagem secundária na história, mas com um papel importante nos acontecimentos. E é bastante interessante ver como a história se desenvolve aos olhos dela. 

Mas devo dizer que o resultado da leitura foi bem diferente do que estava imaginando, a narrativa é fluida e isso fez com que devorasse o livro em poucos dias. A trama é bem construída e a escrita de Elizabeth é viciante. Esse é o primeiro livro que li da autora e adorei, pela primeira vez desejei que um livro de contos de fadas tivesse uma continuação e infelizmente esse não tem, não ainda pelo menos.


A diagramação é simples, apenas com pequenos detalhes no inicio dos capítulos e na divisão dos mesmos, porém, essa capa está maravilhosa, certamente é daqueles livros que se visse na livraria e não o conhecesse, ia parar pelo menos para dar uma olhada, se não, compra-lo.

Não posso mentir e dizer que não esperava algo mais da história, no entanto, posso dizer que não me decepcionei. "Enquanto Bela Dormia" não é uma releitura que traz casais apaixonados e finais felizes, a autora fugiu totalmente do clichê e nos apresenta algo real e um tanto inusitado. Uma leitura que vale a pena e quase obrigatória para fãs de fantasia e contos de fadas.

Esse livro foi uma cortesia da editora.

Beijos!

Comentários via Facebook

19 comentários. Comente Também!:

  1. Oiii, que livro mais livro <3 eu estou com tanta vontade de ler este livro desde o lançamento <3 adorei a sua resenha e as fotos que tiraste.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Contos de fadas estão ganhando novas versões e isso é incrível, porque mesmo a gente sabendo a história, não sabemos o que esperar dessa nova versão. Amei a resenha do livro, e sei como é ler um livro que fica meio termo, nem é o melhor e nem nos decepciona, acho que isso é melhor do que um livro que a gente não gosta de jeito nenhum. Enfim, eu quero ler esse livro pela capa, design e a história dele, tudo dele para mim, aparenta ser perfeito.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    adorei sua resenha, o livro parece ser muito bom e agora fiquei com vontade de ler. Admito que não conhecia essa obra, adorei as fotos. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu estou completamente doida para ler esse livro, eu vejo tantas resenhas dele, mas ainda não tive a chance de poder ler, espero em breve poder. Adorei sua resenha, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda tudo bem, de todas as releituras essa foi a melhor e mais criativa que já li, ele faz o leitor desenvolver vários sentimentos a respeito, e a história contado de uma pessoa totalmente inusitada da mais ainda crédito na obra! Adorei sua resenha Bjkas

    ResponderExcluir
  6. esse livro me conquistou pela capa e pela sua resenha é ótimo saber que o interior é tão belo e agradável quanto a capa! eu estou ansiosa para lê-lo, sinto que me agradará
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro a ideia de misturar elementos da historia clássica com um novo enredo.Adorei a resenha,parabéns!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, tenho visto muitas resenhas sobre essa obra...quero muito ler também! A para sem dúvidas é algo que chama muita atenção e desperta o interesse de muitos leitores, inclusive o meu!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  9. Estou doida para comprar esse livro. Mas antes, quero ler algumas resenhas.
    A sua foi a primeira que eu li. Adoro releituras, minha princesa preferida da disney é a Belle, mesmo assim adoro a Bela adormecida.
    Gostei de saber que o livro é bom e a leitura é agradavel. As vezes esperamos um pouco mais dos livros, principalmente quando gostamos muito. Mesmo assim, adorei saber que você gostou. Com certeza contou ponto para a minha compra.

    Beijos
    Débora | www.emcadapagina.com

    ResponderExcluir
  10. A capa desse livro é linda e o foco narrativo maravilhoso. Quanto a parte da adoração a rainha, considerando o contexto da menina, achei absolutamente natural. Acho que essa será minha próxima leitura, o enredo é muito convidativo.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fernanda!

    Acho tão linda a capa desse livro. *-*
    Eu já não me encanto tanto mais com contos de fadas como me encantava antes, então nem me aventuro a ler esse livro, porque sei que pra mim a leitura não vai funcionar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Sempre que eu vejo resenha desse livro eu fico com mais vontade de ler. Eu gosto muito dessas releituras, acho que elas acrescentam muito na literatura de hoje.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O que mais me atraiu neste livro foi o fato de a história não ser contada pela princesa, mas sim pela personagem secundária.
    Gostei muito da sua resenha, me deixou mais curioso pela história.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi! Tudo bem?

    Eu ando lendo resenhas tão positivas sobre esse livro, que é impossível não querer lê-lo!! Eu não me interessei pela história, de início, por se tratar de uma releitura de contos de fadas... Geralmente são clichês e chatos, não apresentando nada de novo. Porém, pelo que pude perceber, a obra passa longe disso! E todos falam sobre o final, que é chocante e imprevisível.


    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  15. Oiiii Fê!!!
    Menina do céu, que capa maravilhosa! Amei a sua resenha, dica anotada! Fiquei contente em saber que não é mais um clichê, espero gostar!

    Beijos, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  16. Que bom que a leitura foi tão boa pra ti, a ponto de tu querer continuação! É ótimo quando isso acontece :D Gostei muito da resenha! Gosto dessa premissa e acho que pode ser uma leitura bem proveitosa pra mim também. Sem comentários para essa capa MARAVILHOSA! A Arqueiro arrasou!
    Espero ler em breve!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Adorei sua resenha, tenho visto a capa por aí mas é a primeira resenha que leio e fiquei encantada. Achei a história bem diferente. A capa do livro é linda né? Gostei da ideia de apresentar a história pelo ponto de vista de alguem que passaria batido em uma história original. Eu adoro conto de fadas e sempre acho bacana quando lançam essas releituras. Espero poder dar uma chance em breve a obra =3
    Um abraço!
    Pan's Mind

    ResponderExcluir
  18. Oi Fernanda, sua linda, tudo bem
    A Bela e a Fera também é um dos meus favoritos por isso que quando vi o lançamento desse livro fiquei super empolgada. Achei super diferente ela ter apenas um papel secundário na história e ser a narradora e quero descobrir qual a importância que ela vai ter. Sua resenha ficou ótima, não vejo a hora de ler!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ei, tudo bem?
    Eu estou lendo esse livro e adorando até agora. Sou apaixonada por releituras e pelo visto essa vai me surpreender demais. Espero gostar bastante, principalmente pelos comentários positivos que tenho visto.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in