18 dezembro 2016

[Resenha] O Livro de Memórias - @editoraseguinte

Nome: O Livro de Memórias
Autor(a): Lara Avery
Páginas: 392
ISBN: 9788555340178
Editora: Companhia das Letras
Selo: Seguinte
Ano de lançamento: 2016
Comprar: Livraria Cultura, Saraiva, Amazon

Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.

Esse livro não ia ficar comigo, a Milena aqui do blog disse que queria ler e resenhar ele, mas assim que ele chegou não resisti. Não só por ter lido vários comentários positivos sobre ele, mas também porque todo o livro em si te faz querer saber o que há dentro das páginas.

"O Livro de Memórias" conta a história de Sammie, ela está no último ano do ensino médio e mal ver a hora de entrar para Universidade de Nova York. No entanto, de uma hora para outra um problema surge e isso pode ou não mudar seus planos de ir para a faculdade.


Sammie foi diagnosticada com NP-C (Niemann Pick), uma doença degenerativa que conforme o tempo vai passando, ela avança até que não se lembre nem mesmo de quem você é, além de tudo isso, limitar seu corpo. Uma das coisas que Sammie mais presa na vida são suas lembranças, suas memórias de que um dia determinada coisa realmente aconteceu. Por isso ela resolve escrever para lembrar.

Quando começamos a leitura entramos de forma simples e direta na cabeça de Sammie, o que para mim foi meio estranho de inicio, não de forma uma ruim claro. E vamos viver junto com a personagem todos os acontecimentos, como se tudo estivesse acontecendo no presente.


"O presente não passa de um caminho que leva a outro lugar"

Ao meu ver, um dos pontos mais altos do livro é a forma que a protagonista leva sua vida, o fato de ter sido diagnosticada com uma doença que não tem cura não fez querer desistir de viver, ao contrário, ela vivia cada dia normalmente, os pais estavam mais preocupados com ela do que ela própria.

Definitivamente é livro que me fez refletir sobre algumas coisas, me fez ver ( ou lembrar) de que a vida é imprevisível, mas que devemos ver sempre o melhor.


Lara Avery nos apresenta uma personagem inteligente, bem desenvolvida e com uma personalidade forte, narrando a história de forma simples, em primeira pessoa e fluida. Eu estou completamente apaixonada e leria qualquer coisa que essa autora escrevesse nesse momento.

"O Livro de Memórias" é um livro que carrega uma carga emocional muito grande e eu sinceramente acho que não li ele como deveria, mas ainda assim significou algo, com certeza vou guardar ele em um lugar especial na minha estante e principalmente o que aprendi com a Sammie durante um bom tempo.

É um livro que todo mundo deveria ler.


Esse livro foi uma cortesia da editora.

Beijos!

Comentários via Facebook

11 comentários. Comente Também!:

  1. Eu já tinha ouvido falar do livro e com toda certeza quero muito ler.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Nossa nunca tinha lido uma resenha sobre esse livro, e fiquei admirada e encantada com a sua resenha, irei colocar na minha listinha, ode ter certeza, parabéns pela linda resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, tudo bem?
    EU não conhecia esse livro, mas você já me ganhou ao dizer que ele tem uma grande carga emocional. Gosto de livros assim que além de instigarem o leitor produzem um misto de sensações. Amei a sua dica. Parabéns. As imagens ficaram ótimas,. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que livro é este?!! Que estória emocionante e cativante!! A Sammie é uma guerreira, uma pessoa que sabe viver o momento, forte, determinada!! Fiquei super querendo ler este livro, conhecer os personagens, saber como termina esta estória. Sem dúvida esta é uma narrativa inspiradora, principalmente para mim!! Gostaria muito de ler, apesar de saber que eu irei me emocionar muito!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que livro encantador. A sua história apesar de ser diferente de do livro Uma vida para sempre, me lemvfou muito a personagem principal. A Cap é linda e tem uma história Boa. O fato da personagem ter esperança, me fez adora-la. Já tinha ouvido falar e pretendo urgentemente ler esse livro!

    Oxente, leitora!
    oxenteleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, não conhecia este livro. Confesso que não sou muito fã de livros que o foco seja a doença de algum personagem. Mas, obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Realmente, ser diagnosticada com uma doença que não tem cura e não desisti de viver, dá pano pra manga, a capa do livro e fofa e o enredo emocionante.

    ResponderExcluir
  8. Cara, que legal! Triste é claro, mas a proposta é tão fofa que quase chorei lendo a sinopse já ♥ Me lembrou vários filmes como o Como não esquecer essa garota ♥ Te perguntar, no livro a autora faz a distinção dessa doença dela com o Alzheimer? Porque achei bem parecido, né. Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que enredo interessante! Não conhecia esse livro mas certamente é uma leitura que faria. Gostei da resenha e das fotos e tô super convencido. ^^
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oie
    ai tenho visto tantos elogios que estou me coçando para ler esse livro, eu ja li o outro da autora e amei, espero muito gostar desse e sua resenha está ótima, que bom que gostou tanto, obrigada por me deixar mais curiosa

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que se vc sente que leu errado ou falhou em algum momento da leitura, deve ler de novo. Não necessariamente agora, mas daqui há algum tempo quando você não se recordar dos detalhes. Quando você lê um livro pela segunda vez a experiência é completamente diferente!

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in