09 outubro 2017

[Resenha] Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra - @editoraarqueiro

Nome: Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra
Autor(a): Leigh Bardug
Páginas: 400
ISBN: 9788580417470 
Editora: Arqueiro
Ano de lançamento: 2017
Comprar: Amazon, Submarino

Antes de se tornar a Mulher-Maravilha, ela era apenas Diana.
Filha da deusa Hipólita, Diana deseja apenas se provar entre suas irmãs guerreiras. Mas quando a oportunidade finalmente chega, ela joga fora sua chance de glória ao quebrar uma lei das amazonas e salvar Alia Keralis, uma simples mortal.
No entanto, Alia está longe de ser uma garota comum. Ela é uma semente da guerra, descendente da infame Helena de Troia, destinada a trazer uma era de derramamento de sangue e miséria. Agora cabe a Diana salvar todos e dar seu primeiro passo como a maior heroína que o mundo já conheceu.

Essa não foi a minha primeira experiência com a autora, há algumas semanas eu terminei a trilogia Grisha, escrita por ela, e fiquei muito surpreso com o estilo de escrita dela, sendo um dos meus favoritos de todos os autores que eu já li, com Sementes da Guerra isso só se confirmou, aqui, Leigh Bardugo dá o seu melhor e surpreende muito.

Com a intenção de dar uma nova versão a princesa Diana, mais conhecida como Mulher-Maravilha, sem mudar a sua origem, Bardugo se desprende totalmente dos arcos antigos e padrões da heroína, e cria a sua própria princesa das Amazonas.

No começo desse livro, Diana está competindo em uma corrida e tem tudo para ganhar, porém no seu trajeto, se depara com uma movimentação estranha perto do limite da ilha onde vive, parte dela quer continuar a corrida e ganhar, e outra quer ver o que está acontecendo e se tem alguém em perigo, claro, que com seu espírito heroico, ela acaba por escolher a segunda opção. Ao chegar, descobre que ocorreu um naufrágio, com apenas uma sobrevivente, Alia Keralis, que está muito machucada.


Diana, então, vai contra a todas as regras de Temiscira, e resolve não contar a sua mãe, Hipólita, sobre a humana que ela encontrou, assim ela volta para casa, vê que perdeu a corrida e percebe que a ilha está um caos, várias Amazonas estão ficando doentes do nada, e ninguém sabe ao certo o que está causando isso, mas Diana suspeita que seja Alia, só não sabe como.

E assim a nossa heroína, em segredo, vai em busca da resposta para esse mistério com o Oráculo, e ela vai descobrir que Alia é da geração de Helena de Troia, sendo então uma Semente da Guerra, a pessoa que é destinada a trazer uma era de derramamento de sangue para o mundo. Diana ganha uma missão: proteger e tentar reverter o poder de sua nova aliada no mundo dos humanos. E as duas vão no decorrer da história, desenvolver uma amizade tentando salvar os dois universos totalmente diferentes que vivem, a Terra e Tesmiscira. 

"Cada amazona tolera o sofrimento de suas irmãs, vive com ele e aprende a suportá-lo. É por isso que valorizamos tanto a compaixão". 

Sempre mantendo a essência da personagem, com um embasamento muito grande na mitologia grega e sem perder a originalidade, Leigh Bardugo consegue fazer uma personagem tão icônica do mundo dos quadrinhos, virar uma personagem tão maravilhosa quanto, no romance.


Aqui, a autora critica bastante o machismo presente nas HQs, desde o fato de que sempre é o homem que salva a mocinha até o de sexualizarem o corpo da Mulher-Maravilha ao extremo, como podemos ver, principalmente nos arcos em que foram comandados por homens, como Mulher-Maravilha: Terra Um. Uma das poucas mulheres que ficaram a frente de arcos da Diana nos quadrinhos, foi a Gail Simone, e ela é a única que é agradecida pela Leigh no final do livro (sinceramente, eu achei isso incrível). 

"Às amazonas do mundo, a cada mulher e menina que luta pela paz em favor de outras, obrigada pela inspiração" (parte dos agradecimentos de Sementes da Guerra). 

Acho válido fazermos comparações com algumas HQs da Mulher-Maravilha, e posso dizer que Leigh Bardugo consegue se sair melhor que muitos roteiros que a heroína já teve, como por exemplo, a dos Novos 52, que tem uma storyline completamente sem sentido e acaba mudando (de uma maneira péssima) toda a essência mitológica da princesa Diana. É possível perceber que a autora se inspirou em alguns arcos da Gail Simone para escrever este livro, como o de O Círculo, que é uma HQ muito boa da personagem e vale a leitura.

Meu único problema com Sementes da Guerra foi o romance desnecessário que a gente tem no meio da história, definitivamente não precisava estar lá, porém como na trilogia Grisha isso também acontece, acaba sendo o "ponto fraco" da autora.


De resto, eu amei do início ao fim, os personagens são incríveis, sem falar que todos eles apresentam muita representatividade, temos personagens negros, indianos, mulheres e todos eles são principais e não personagens secundários que só tem uma frase e isso é maravilhoso. A narrativa é incrível, você fica intrigado em saber o que vai acontecer, se elas vão completar a missão, se tem algum espião inimigo no grupo delas, sério, Leigh Bardugo é uma autora e tanto.

O trabalho gráfico da Editora Arqueiro neste livro está muito bom, a diagramação é ótima e os enfeites de capítulo são muito bonitos. Já estou ansioso para o próximo livro da série Lendas da DC, que vai ser sobre o Batman e escrito pela Marie Lu (autora da trilogia Legends).



Este livro foi uma cortesia da editora 

O bem, o mal e o escambau, abraços!

Comentários via Facebook

16 comentários. Comente Também!:

  1. Mana que bom que o livro foi bom, nada pior que ler um livro que você sente que foi uma perda de tempo, porque muitas vezes eu tenha essa sensação. Eu vou ser sincera que eu gostei da resenha mas esse livro não faz exatamente meu estilo, tipo eu gosto da mulher-maravilha mas deixa ela do nos desenhos pra mim mesmo. Mas obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Desde o lançamento quero muuuuito ler !
    Eu sou apaixonada por todo esse universo, e quero muito saber como era quando ela era apenas Diana.
    Acho que romance realmente não devia mesmo estar.
    Adorei a resenha!

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhuma hq da heroína ou coisa assim, só sei o básico mesmo da personagem. Achei bem legal a ideia dessa autora de fazer uma história com ela e dar uma visão um pouco diferente para as coisas. A personagem manter sua essência mas ter um lado menos machista e clichê aí me chamou atenção. Tem tanta coisa que me causa birra em histórias de heróis, tipo isso de um homem sempre salvar a mocinha, como usam o corpo delas e até romances desnecessários...pode ser que tenha uma coisinha ou outra aí que não me agrade totalmente mas achei legal essa forma de conhecer a personagem que a autora criou com o livro. Deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nem um livro da autora Leigh Bardug, não costumo ler histórias de super heróis, somente assisto os filmes, mas acabei bem interessando em ler este livro, pois a história dele aparenta ser muito boa, então quem sabe futuramente eu leia Mulher-Maravilha: Sementes da Guerra.

    ResponderExcluir
  5. Jorge!
    Além de ser muito fã dos super heróis, A Mulher Maravilha é minha heroína há mais de 20 anos e não posso me furtar de fazer a leitura desse livro que traz a origem de como surgiu e por qual percalços teve de passar para chegar a ser quem é...
    E ainda tem toda a mitologia envolvida por trás do nascimento e crescimento dela, preciso ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Eu também terminei de ler a trilogia Grisha a pouco tempo, e amei a trilogia. Já estou doida pra ler outros livros da autora. Eu amo a história da Mulher Maravilha, e acho que vou adorar esse livro, por ser escrito por uma autora que eu gosto muito. E a trama desse livro, parece ser ótima! É uma pena que o romance aí também seja bem desnecessário, mas que bom que o livro é ótimo mesmo assim :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler algo dessa autora.
    Adoro a Diana e a sua história, então acho que lerei esse livro em breve.
    Adorei a resenha e a trama desse livro parece ser muito boa.
    Kisses.

    ResponderExcluir
  8. Eu já comecei a trilogia Grisha, e gostei bastante da narrativa da autora! Já estou louca pra ler esse livro também. A história parece ser ótima, e eu amo super heróis (principalmente a mulher maravilha), e adorei encontrar um livro de super heróis que não é quadrinhos. Com certeza vou ler esse livro!
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  9. Leigh Bardug não decepciona. Essa autora é uma caixinha de surpresas e parece que ela veio se superar com mais uma obra de peso. Desde que vi o livro e li sobre ele, percebi que representatividade é algo que não iria faltar, depois dessa resenha. Estou mais animada ainda.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jorge!
    Nunca li nada da Leigh Bardugo e também nunca li nenhuma história sobre personagens de quadrinhos, mas lendo sua resenha achei interessante a trama de Mulher Maravilha - Semente da Guerra, essa mistura de histórias da princesa Diana com Helena de Troia foi genial, e esse romance que você comentou é um ponto positivo para mim pois amo livros de romance.
    Então, valeu pela dica, se eu tiver a oportunidade de ler Mulher Maravilha - Semente da Guerra vou ler com certeza!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oi Jorge.
    Eu li só o primeiro da trilogia Grisha e gostei bastante da escrita da autora.
    Achei bem interessante a autora criar uma outra história da Mulher Maravilha, mantendo alguns aspectos dos HQs originais, mas tratando-a como uma mulher forte e determinada.
    Acho que o romance poderia ser dispensado. Eu iria adorar acompanhar as aventuras da princesa Diana e Helena de Troia para salvar os dois universos.
    Achei a capa lindíssima!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiee!
    Esse lançamento da Faro não me interessou, até gosto desses super-heróis, porém apenas em filmes/desenhos, em livros não me animam.
    Deixo para os fanáticos de plantão.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oii!
    Eu não conheço a história original da Mulher Maravilha, então não sei as diferenças entra elas, mas gostei bastante da forma que a autora criou a heroína nesse livro,mantendo alguns aspectos originais e modificando os necessários!
    É o fato que as hq's e filmes são cobertos de machismo, é um dos pontos que me desanima para ler os quadrinhos. Não sei se concordo com você sobre o romance, gosto deles, então terei que ler para formar minha opinião!
    A edição está linda
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que tinha um livro com a capa do filme. Ficou bem legal. Não é meu tipo preferido de leitura, mas essa nova mulher maravilha achei bem legal. Talvez arrisco em ler esse livro.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu ja li varias resenhas sobre esse livro, eu estou bem que curiosa para ler e também assistir o filme. Eu gostei muito da marvel poder criar um filme só para essa mulher incrível, apenas podemos ter a noção de sua vida como ser tornou tudo isso né. Gostei bastante!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  16. Oi Jorge, tudo bem?
    Acho essa capa tão maravilhosa <3
    Adorei a sua resenha, eu nunca li as HQs, mas fiquei bem curiosa em relação ao livro, gostei de saber que todos os personagens são principais, isso faz o leitor se envolver mais ainda. Eu não conhecia a autora, mas isso de a autora criticar o machismo que existe nas HQs é outra coisa que ganhou pontos comigo, afinal, a mulher não precisa ser vista como um objeto sexual, e mostrando o quando podemos ser fortes e estar a frente; Adorei mesmo a resenha, vou ler. Beijos!

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in