02 setembro 2016

[Resenha] Orgulho e Preconceito HQ - @editoranemo

Nome: Orgulho e Preconceito
Autor(a): Jane Austen
Páginas: 144
ISBN: 9788582862766
Editora: Nemo
Ano de lançamento: 2016
Comprar: Amazon, Submarino, Americanas

Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família? Uma adaptação fiel e primorosa do clássico romance de Jane Austen para os quadrinhos.

Desde que li "Orgulho e Preconceito" pela primeira vez, me vi completamente apaixonada pelo mundo criado por Jane Austen, desde então a autora se tornou uma das minhas favoritas e quando a Editora Nemo lançou essa HQ eu fiquei completamente louca para ler.

Primeiro porque se tratava de "Orgulho e Preconceito", segunda porque nunca tinha lido nenhuma, ou seja, juntei o útil ao agradável e agora cá estou para falar um pouquinho dele.

“É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deve estar atrás de uma esposa.”

Para quem não conhece a obra (isso é possível?), "Orgulho e Preconceito" se trata de um clássico da literatura inglesa e o melhor livro da autora. Nele vamos conhecer um pouco mais da sociedade da época e nos deparar com uma família nem um pouco convencional para os padrões da época, os Bennet, composta pelo Sr. e Sra Bennet e suas cinco lindas filhas e claro, solteiras. Tendo como foco principal nossa mocinha, destemida e heroína, Elizabeth Bennet.


O maior sonho da Sra. Bennet é ver todas as suas filhas casadas com homens ricos e de boa índole, porém ela é tão obcecada por isso que chega a ser chata, de uma forma que enlouquece a gente. Entretanto, até que é compreensível, afinal de contas qual a mãe que não quer ver seus filhos com um bom futuro?

Mas nem tudo são flores e quando o Sr. Bingley chega a cidade a mulher quase tem uma sincope de tão eufórica que estava para apresentar suas filhas para o jovem rapaz, principalmente a mais velha, Jane Bennet que é um amor de pessoa e acredita a todo custo que um casamento sem amor não vale a pena..

Junto com o Sr. Bingley também estavam suas irmãs, seu cunhado e seu melhor amigo, também conhecido por suas atitudes e orgulho, o Sr. Darcy (♥♥♥♥). A primeira coisa que a mãe de Lizzie faz quando eles se encontram num baile da região é apresentar suas filhas para ambos, o Sr. Darcy, claro, acha aquilo de uma falta de educação enorme e logo trata de demostrar que não tem nenhum interesse em suas filhas.


Por outro lado o Sr. Bingley se mostra encantador pela beleza e ingenuidade de Jane Bennet. Eles ficam juntos quase a noite inteira e é fofo a forma como esses dois vão se apaixonando. O problema é que Darcy não quer seu melhor amigo com uma garota como Jane, o motivo aparente é apenas por ela ser pobre e a linhagem de sua família não ser lá essas coisas, mas vai entender né?

Conseguindo afastar o amigo de vez da Srta. Bennet, Sar. Darcy retorna para Londres junto com seus amigos e não entrando muito em detalhes, Elizabeth descobre todas as coisas que o Sr. Darcy fez, ela tenta de todas as formas reverter a situação, afinal, quer o bem de sua irmã, mas no meio de tudo isso, ela terá um contato maior com o homem causador disso tudo e ambos vão ser ver envolvidos num emaranhado de sentimentos que vão precisar aprender a lidar, caso contrário, nada terminará bem.


A edição do livro está maravilhosa, as ilustrações que Robert Deas contem traços suaves e na minha opinião não poderia estar melhor. Foi maravilhoso ver os personagens que tanto amamos desenhados de uma forma tão perfeita. Isso sem comentar que a história foi muito bem adaptada.

A única coisa que me incomodou um pouco e acredito que seja apenas porque não estou acostumada a ler HQs, é forma corrida como as coisas vão acontecendo, esse foi um dos motivos pelo qual demorei para concluir, quis ler de maneira pausada para poder apreciar melhor a leitura. 


Enfim, não tem como não amar o livro, afinal de contas é "Orgulho e Preconceito". Eu adorei a experiencia de ler essa HQ e já quero mais! Agora a única coisa que eu penso é em ler o livro novamente e me apaixonar pelo Sr. Darcy, de novo e de novo e de novo.

Esse livro foi uma cortesia da editora

Beijos!

Comentários via Facebook

9 comentários. Comente Também!:

  1. Olá.
    Eu amo romances de época e já estou familiarizada com os HQ's mas nunca li Orgulho e Preconceito e pouco me lembro do filme. Imagine a minha decepção. Não vejo a hora de botar as mãos em algum exemplar da Jane, mas até lá só posso sonhar. As fotos estão maravilhosas!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Esse clássico da literatura inglesa tem tanta importância que nos apresentam várias formas de conhecer a obra.Que nesse caso em versão HQs !
    Para mim também é uma novidade ler algo com ilustrações. E exatamente por esse motivo,fiquei com vontade de conferir. ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda, trazer um universo tão rico em detalhes para HQ é mesmo uma aventura e tanto, porque precisamos olhar com olhos mais leves, como se fossem um pequeno resumo de muitas coisas, mas achei a edição linda de viver (como diria a falecida Hebe camargo). Deve estar sendo muito gostoso ter esse exemplar ! aiaiaiai

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu amo a Jane Austen e Orgulho e Preconceito é meu livro preferido da autora *-*
    Me apaixonei por essa HQ, comprei na Bienal e já estou ansiosa para ler.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Havia só visto a capa e adorei suas fotos do interior da obra. Já li a versão em livro e fiquei mega curiosa para ler a HQ também!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO HOBBIT

    ResponderExcluir
  6. Nunca li Orgulho e Preconceito, mas tenho muita vontade, a história com certeza é muito boa. Achei interessante terem feito uma HQ, pois isso pode chamar um novo público para a obra de Jane Austen. Estou bem curiosa com o que acontece.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei sua resenha!
    Orgulho e Preconceito é meu livro preferido. Sabia do lançamento dessa HQ, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ela.
    Pela sua resenha, fiquei bem animada para ler, as ilustrações são bem bonitas! Também não tenho costume de ler HQs, na verdade, apenas li uma. Gostei bastante da leitura e procurava outra que me interessasse, acredito que encontrei.

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li nenhum livro da Jane Austen, mas pretendo começar com Orgulho e Preconceito, já que os personagens e seus desentendimentos me chamam a atenção, e quem sabe depois de ler o livro eu leia a versão HQ, as ilustrações estão lindas e parecem saber expressar bem o que estava acontecendo.

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Confesso que nunca li nada da autora, esse fato se da ao meu medo de não gostar ja que não curto muito romances clássicos, mas confesso que fiquei muito curiosa para ler esse livro, não o ilustrado no momento, mas o original, espero me surpreender com essa leitura, amo esse drama envolvendo os mocinhos enfim amei.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in