21 maio 2016

[Resenha] A árvore da Mentira - @EditoraNovoSeculo

Nome: A Árvore da Mentira
Autor(a): Frances Hardinge
Páginas: 304
ISBN: 9788542807950 
Editora: Novo Século
Ano de lançamento: 2016


A MENTIRA TEM SEUS FRUTOS. E QUASE NUNCA SÃO DOCES.
Na inóspita ilha inglesa de Vane, em pleno século XIX, os Sunderlys desembarcam, atraindo atenções e suspeitas.
Quando o reverendo Erasmus, patriarca da família e proeminente estudioso de ciências naturais, é encontrado morto em circunstâncias obscuras, sua fi lha, a jovem e impetuosa Faith, está determinada a desvendar o mistério. Para isso, precisará de coragem não apenas para confrontar dolorosos segredos mas também para desafiar as implacáveis tradições da sociedade em que vive.
Investigando os pertences do pai em busca de pistas, ela descobre uma planta estranha. Uma árvore que se alimenta de mentiras sussurradas e dá frutos que revelam verdades ocultas.
Quando a espiral das sedutoras mentiras de Faith fica fora de controle, ela compreende que as verdades estilhaçam muito mais.
Combinação de horror, romance policial e realismo fantástico, esta arrepiante história da premiada escritora britânica Frances Hardinge, autora de "Canção do Cuco", promete arrebatá-lo do começo ao fim.

Quando li a sinopse desse livro fiquei extremamente curiosa. Quando ele chegou fiquei extremamente ansiosa para ler. Quando comecei a lê-lo fiquei extremamente admirada. Em dois dias terminei e não me arrependi nem meio segundo. Arrebatador!

Antes de falar mais a fundo sobre o enredo é necessário reconhecer o talento de outros profissionais além da autora. Primeiro, os responsáveis pela diagramação deste livro: é incrível! A capa já te deixa bem ciente de que se trata de um livro sombrio, uma contracapa com sombra dos galhos, a escolha das cores, lindo demais! Segundo, o tradutor Caio Pereira que fez um trabalho brilhante, manteve o ritmo do suspense, sábias escolhas de palavras já que o livro se passa no século XIX, mas sem a linguagem rebuscada, embora na página 8 me deparei com um “ignominioso” que para mim, uma singela professora de Língua Portuguesa, causou um frenesi. Não foi à toa que este livro foi premiado com o Costa Book Awards 2016. 


Quanto ao enredo, trata-se de um suspense, com toques de fantasia. Temos a família Sunderly, que está rumo à ilha de Vane, na Inglaterra. O reverendo Erasmus é o patriarca, estudioso de ciências naturais e até então muito respeitado por suas descobertas científicas. Faith, sua filha mais velha, uma menina de 14 anos é quem movimenta a trama. Primeiramente por sua insatisfação com o seu lugar na família, não se conforma com o distanciamento do pai ao qual ela venera, não quer ser como a mãe, fútil e preocupada com as convenções da tradicional sociedade inglesa. Em menor importância que o irmão caçula. Faith sente-se deslocada e preterida, dessa maneira, começa a ouvir atrás das portas para obter as informações que tanto os adultos escondem. 


A partir da trágica morte de seu pai, Faith conhece "A Árvore da Mentira" ou como seu pai nomeou, a Árvore do Embuste. (Inclusive, a editora mandou muito bem, pois, junto com o livro mandou uma réplica da carta do reverendo explicando sobre a árvore). Uma árvore que misteriosamente se alimenta da escuridão e da mentira e que em troca, revela uma verdade a qual aquele que comer do seu fruto anseia saber. Quanto maior e abrangente for a mentira, quanto mais pessoas forem enredadas, maior a revelação feita pela árvore. 
 
Quando o reverendo é encontrado morto, Faith envolve-se por completo com os encantos da árvore, já que não acredita que o pai tenha se suicidado como dizem. Sabe que foi assassinado e vai provar isso, não obstante quantas mentiras tenha que sussurrar para a árvore. Porém, as verdades reveladas não se pode escolher, Faith depara-se com dolorosas revelações a respeito de seu adorado pai e eu me enredei junto com ela, porque, meus amigos, as coisas se revelam com um time perfeito.


Se eu tivesse que resumir A árvore da Mentira em um único adjetivo seria: Original. Originalíssimo! Que livro instigante, inovador e surpreendente. Ele consegue atingir com louvor todas essas qualidades com uma linearidade por parte da autora que conduziu o suspense. Um livro constante, porém impactante ao mesmo tempo.

Até!
Esse livro foi uma cortesia da editora.

Comentários via Facebook

11 comentários. Comente Também!:

  1. Oi, como vai?
    Parabéns pela resenha! Já conhecia o livro, porque já li algumas resenhas sobre ele. Gosto muito da premissa do livro, a capa é sem dúvida alguma, lindíssima. A premissa excelente, pretendo ler em breve. Mais um para minha lista gigantesca de leitura. Obrigada pela dica!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. olha, só a capa me deixou absorta *----* que capa linda... fazia tempo que não via um trabalho gráfico tão bonito em livros do gênero... e a premissa me deixou empolgada... então, graças a vc minha listinha de possíveis futuras leituras acaba de aumentar hahaahha :)
    bbjs...

    ResponderExcluir
  3. Carambaaaaaa!!!! Me deixou muito curiosa e com vontade de ler esse livro.
    Realmente tem uma premissa diferente de tudo que já li.
    Vou adicionar agora no Skoob.
    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
  4. Oiii Milena, tudo bem?
    Estou louquinha para ler essa obra desde que vi no seu instagram. Fiquei aqui viajando de tanto amor, realmente adoro livros que nos trazem esse suspense e coisas misteriosas começam a acontecer.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá chara! :D
    Então, eu adorei essa resenha! Fiquei com vontade de devorar o livro!
    E essa capa? Acho que foi junção de tudo, adorei, parece ser muito bom o livro. Tudo o que eu gosto, enredo envolvente e muito suspense.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou muito de ler esse tipo de livro, mas o enredo me pareceu bem interessante e acho que seria uma boa experiência literária pra mim.


    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. UAU!
    Já preciso para ontem.
    Ultimamente venho querendo ler livros que não são de um gênero que eu costumo a ler, e esse pareceu perfeito. A premissa desse livro me deixou extremamente curioso.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá adoro livros mais sombrios e repletos de mistério...adorei sua resenha e já quero conferir a obra, pois fiquei bastante curiosa>

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Não é meu gênero de leitura favorito então vou deixar a dica passar mas gostei muito da edição e do enredo em geral, vou indicar a alguns amigos

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse livro está nos meus desejados desde que foi lançado! Eu achei a trama bem intrigante tb! Ele é mais sombrio? Nossa to doida por ele rs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  11. *mais sombrio em qual sentido eu quis dizer rsrs
    Nos fatos, na narrativa? Terror psicológico?

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in