08 fevereiro 2016

5 Dicas para começar a ler em inglês

Fala pessoal! Beleza? 
Bom, depois de indicar 5 livros para vocês começarem a ler em inglês, hoje estou aqui para dar dicas para vocês começarem a ter uma das mais incríveis experiências da vida de um leitor, se você também quer fazer parte disso, continue lendo o post. Lembrando que, estas dicas funcionaram para mim, assim como funcionarão para outras pessoas, mas podem não dar certo para você, mas não desista, sempre á esperanças!


001. COMECE COM ALGO QUE VOCÊ JÁ TENHA CONTATO

Como citei no post anterior (Dicas de Livros Para Ler Em Inglês), sempre é colocado que você deve começar a ler com livros que você já tenha lido em português, ou assistido ao filme, caso tenha. Isso ajuda muito, vocês não tem noção... Como você já vai estar um pouco atualizado com o universo da história, vai te ajudar muito, caso você não entenda o que está acontecendo naquela parte no inglês. 
Acredito que a maioria de vocês deve ter pensado em Harry Potter, alto lá! Harry Potter é um infanto-juvenil, linguagem pode ser fácil, mas as nomenclaturas que a autora deu, talvez vá te confundir um pouco, pois podem não existir no dicionário, estamos falando de um mundo totalmente imaginário. Recomendo você pegar um YA (Jovem Adulto) porque a linguagem vai ser mais fácil, pois é votada para o público adolescente e não tem fantasia e seres imaginários. 

002. ESCUTE AUDIOBOOK ACOMPANHANDO A LEITURA

Uma das coisas mais espetaculares que o ser humano já criou é o AUDIOBOOK, gente, é uma coisa incrível. Além de aumentar o seu vocabulário e sua pronúncia no inglês, te permite entender melhor a história e as ênfases dos personagens, que eu tenho um pouco de dificuldade para entender. Acompanhar a leitura do livro em inglês com o audiobook é uma experiência que vocês vão amar de primeira. E tem certos narradores dos áudios que são incríveis, dão a ênfase certinho, chegam até a cantar, como no do livro The Martian (Perdido em Marte).


003. LEIA EM EBOOK

Essa dica vai ser baseada totalmente na minha experiência como um proprietário de um Kindle, não tive contato com nenhum outro ereader. Bom, a Amazon, loja responsável pelo Kindle, disponibiliza ao leitor uma amostra grátis dos ebooks, eu recomendo a você, a baixar esta amostra grátis do livro em inglês que você pretende ler, lê-la, e ver se você conseguiu compreender pelo menos 75% do que está escrito, aí sim você compra/baixa o ebook ou até mesmo comprar o livro físico em inglês. Isso ajuda muito, pois as vezes você compra um livro em inglês, achando que vai conseguir ler, e acaba não conseguindo, foi um dinheiro jogado fora.

Outra ajuda dos ereaders (em geral) é a presença do dicionário Inglês-Português, ou só Inglês. E quando você não sabe alguma palavra, só seleciona-la e o significado aparece instantaneamente para você, o que é menos cansativo de ler com um dicionário do lado. Lembrando que tanto o Kindle, quanto o Kobo, possuem aplicativos para IOS e Android, não necessitando de um ereader em si.

004. USE O URBAN DICTIONARY

“Mas Jorge, o que é isso?”, você deve estar se perguntando. É um dicionário mais voltado para gírias em inglês. Vamos supor que você está lá, lendo o seu YA em inglês, e do nada aparece a gíria “Icicle Fingers”, você provavelmente não a encontrará em um dicionário comum, mas no Urban Dictionary tem significado, pronúncia e aplicação em uma conversa/frase.




005. NÃO TENHA MEDO (E NEM PREGUIÇA) DE SE ARRISCAR

Uns dos meus maiores erros foi o Medo e a Preguiça para começar a ler em inglês. É demorado ler um livro em inglês comparado com o português, sim é demorado. Não tenha medo, e nem preguiça. Leve o tempo que você precisar, sem pressão. Não imponha você mesmo uma pressão para sua vida. Se arrisque, comece a ler em inglês agora mesmo, a experiência de ler o livro no original é incrível, e vocês não vão se arrepender.


Então pessoal, esta foi as dicas, espero fazer mais posts assim aqui no blog, tudo depende da minha imaginação, mas vocês podem dar sugestões aí nos comentários, que irei ler e responder!

Aproveitem as dicas, não são "As fórmulas do sucesso", mas espero realmente ter ajudado, um grande abraço e até mais! 

Comentários via Facebook

14 comentários. Comente Também!:

  1. Oi Jorge, parabéns pelo post!
    Acredito que essas dicas vão me ajudar bastante, especialmente ouvir o audiobook acompanhando com a leitura propriamente dita. Eu nunca fiz isso, mas é potencialmente um ótimo hábito para manter o inglês (ou qualquer outra língua) afiado.
    A leitura no kindle é mesmo prática, costumo sempre ler em inglês nele para tentar otimizar o tempo de leitura. :)

    Até mais,

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá Jorge!
    Adorei as dicas. Quero tentar com afinco a do audiobook. Uma vez ouvi um e curti, realmente ajuda muito!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Adorei as dicas, ainda estou tentando ter coragem de começar a ler em inglês, já tentei em algumas vezes e infelizmente não consegui.
    Beijão
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das dicas, vou tentar por esse caminho. Fiz dois anos de inglês mas, sai no periodo de conversação... Depois disso não exercitei, então regredi prejudicando tudo que aprendi.
    Vou me aventurar nas suas dicas.
    Vlw
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  5. Oee,
    Esse post era tudo que eu precisava! Vou começar meu curso de inglês essa semana e já penso ler livros em inglês... #doido hahah. Obrigado pelas dicas!

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A dica de "Ler em ebook" é valiosa, principalmente se você lê através do kindle (app ou dispositivo, tanto faz). O Kindle tem uma ferramente de tradução muito bacana, então se você agarrar em algum termo, ele te explica, em inglês, o que aquilo significa. Eu adoro!

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito do seu post e das dicas, ainda não comecei a ler livros em inglês, acho que meu conhecimento da língua ainda é bem insuficiente, mas é algo que quero fazer.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Adorei as dicas. Eu leio em inglês, mas não com a frequência que gostaria. Procuro ler pelo menos uns 3 por ano. No início, os áudios books realmente ajudaram muito, e até hj prefiro ler ebooks, porque é mais rápido para acessar um dicionário quando necessário

    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jorge, estava falando sobre isso para meu marido ontem! Adorei sua postagem e vou comprar um livro para começarmos também. Gostei muito!Bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua postagem!
    Com certeza ler livros em inglês me ajudou muito quando eu estava começando o curso. É super importante para desenvolver o vocabulário.

    http://booksimpressions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!!

    Seu post ficou muito bom! Parabéns!
    Eu já tentei ler inglês, tive até sucesso, pois os livros só existiam em inglês na época, os leitores de e-books tb não existiam e li no pc um pdf que foi bo complicado kkk
    Hoje em dia, por conta de tempo corrido, acabo não tentando novamente por esse motivo.

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Adorei os posts e as dicãs! Estou ensaiando para ler em inglês não é de hoje, mas sempre deixo para depois, principalmente porque bate uma preguicinha básica! Adorei a ideia dos audiobooks, vou tentar!!!

    Beijos

    Mari

    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá! Super válidas as dicas. O Inglês que eu tenho (além de escola) é totalmente ligado a cultura do que curto: séries e músicas.
    Bjs

    Blog Coisas da Juu Top Comentarista Nicholas Sparks

    ResponderExcluir
  14. Seu post foi super interessante, eu já leio muitos livros em Inglês, mas a sua dica do Urban Dictionary foi ótima! Algumas vezes eu me deparo com algumas expressões como esta e fico sem saber o significado, apenas tentando decifra-lá pelo contexto.
    Abraços!

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in