12 abril 2015

[Resenha] Garota Online - @editorarecord

Nome: Garota Online
Autor(a): Zoe Sugg
Páginas: 308
ISBN: 13: 9788576864158
Editora: Record/Verus
Ano de lançamento: 2015
Comprar: Saraiva

Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida.
Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum.
De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.
Garota Online é um livro encantador, que traduz exatamente o que significa crescer e se apaixonar na era digital.

Antes de começar essa resenha preciso dizer que esse é um daqueles livros que quando bati o olho pensei "Não tenho vontade de ler, mas leria se algum amigo meu tivesse, pediria emprestado". A primeira impressão que tive quando olhei a capa desse livro, que é linda, foi que ele fazia um pouco o estilo autobiográfico, por ser uma vlogueira super famosa e tal, e como está sendo lançado muitos livros assim... Porém, estava totalmente enganada.

A história de "Garota Online" nos apresenta Penny, uma adolescente comum que está no ensino médio, mora em Brighton, naquele ano está como fotografa da turma de teatro, e não tem muitos amigos.

Sua família é encantadora, ela tem os pais mais fofos que podemos imaginar no universo literário, tipo aqueles de comercial de margarina, e e seu irmão, que no começo achava um chato tenho que dizer, passou a ser legal ao longo da história.


Entretanto, apesar de sua vida seguir sem muitos acontecimentos, Penny esconde um grande problema e também um segredo, ela sofre de crises de pânico e apenas o seu melhor amigo, Elliot, sabe. Essas crises vem sendo frequentes depois do acidente de carro que ela sofreu há pouco tempo atrás e para desabafar, não só o que ela tem vivido, Penny criou um blog anonimo, no qual seu nickname é "Garota Online". O blog que foi criado com o intuito apenas de ela escrever o que sentia e acabou ganhando muitos acessos, ela encontrou nele pessoas que sentem e muitas vezes passam pela mesma coisa que ela, ou já passaram.

Até ai tudo ok, não é? Bom, mais ou menos.


Um dia, quando Penny vai ajudar seus pais na loja de casamentos, ela recebe uma proposta de organizar um casamento em Nova York, que depois de muito pensar eles acabam aceitando, pois vai ser muito bom financeiramente para eles e como é próximo do Natal e eles não querem estar longe dos filhos. Mas, eles não querem de forma alguma viajar.

Contudo, por causa de um acontecimento (não posso contar o que é para não dar spoiler, hahaha) bem recente, seus pais acabam descobrindo os ataques de panico de Penny e preocupados em deixar ela sozinha eles arrumam um jeito de fazer com que ela queira ir viajar também, levando seu melhor amigo.


Ao chegar em NY Penny conhece Noah, que é neto da dona do buffet que trabalhará na festa do casamento que sua mãe está organizando. Noah tem 18 anos, toca violão, canta super bem e é lindo! (Suspiros, suspiros). Sabe aquelas comédias românticas em que a mocinha encontra sempre um cara lindo que será seu romance de verão, ou algo assim? É mais ou menos isso o que acontece com Penny e Noah. Mas entendam uma coisa, mesmo que não fosse para esses dois ficarem juntos, eles precisam ficar juntos, porque eles são muito perfeitos (ship máximo!)!

"-Sabe o que é um incidente incitante? [...]
 - É o momento no começo de um filme em que alguma coisa acontece na vida do herói e muda tudo para sempre. Você viu Harry Potter, não viu?
 Faço que sim com a cabeça.
- Então, o incidente incitante desse filme é quando o Hagrid diz pro Harry Potter que um dia ele vai ser um grande mago e entrega a carta para Hogwarts.
- Ah, sei.
 Noah abaixa a cabeça, como se estivesse envergonhado.
- Acho que você pode ser isso pra mim.
- O que? Uma maga?
- Não! Meu incidente incitante."

O problema é que eles tem muito pouco tempo para ficar juntos, mas a autora conseguiu transformar esses poucos dias, eternos, e de uma maneira super fofa, é impossível você ler e não querer mais. Porém, como nem tudo é um mar-de-rosas, Noah esconde um segredo que pode comprometer um pouco as coisas entre os dois (outro coisinha que não posso contar), mas mesmo isso acontecendo você fica torcendo o tempo todo por eles.


O que mais posso falar de um livro que não queria ler e de repente virou um dos meus favoritos? Eu agradeço muito pela cortesia ao Grupo Editorial Record, se eles não tivessem enviado um exemplar eu não leria e não descobriria a historia fantástica que esse livro traz. Thank you so much!

A diagramação está ótima, mesmo sendo simples e a capa é muito linda. Eu não conhecia a Zoella e adorei esse primeiro contato que tive com ela, com certeza vou querer ler mais coisas da autora se forem lançadas aqui no Brasil, eu me identifiquei bastante com a história e com o fato de a personagem criar um blog anonimo somente para postar o que sentia (deu até vontade de voltar com meu blog pessoal, sim, eu tenho um que esta completamente parado, rs).

"Sabe quando você sacode uma lata de Coca, depois abre e a Coca espirra para tudo que é lado? Então, é assim que eu me sinto agora. Tem muitas coisas fervilhando dentro de mim, mas fico insegura de falar sobre elas em voz alta."

E apesar de o livro ser escrito de uma forma simples e bastante descontraída ele aborda um tema comum vivido nos dias de hoje, o bullyng virtual. Muitos de nós já passaram ou passam por isso e só quem já viveu sabe que não é brincadeira e é muito legal ver que a personagem conseguiu superar tudo isso de uma forma bastante divertida até.

Eu recomendo muito esse livro, não só por ele ser um chick-lit super lindo e fofo (e eu amo chick-lits!), mas também pela mensagem que ele passa. Enfim, é isso, leiam!

Garota online, saindo do ar xxx

Comentários via Facebook

6 comentários. Comente Também!:

  1. É bem verdade que histórias de vlogueiros/blogueiros está super em alta. Adorei a proposta do livro! Já está na minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei o enredo do livro. Deve trazer muitas lições de auto controle e superação! Me identifiquei bastante. =)
    Realmente achei a capa bem legal!
    Volta sim com seu blog pessoal pode ajudar muito mais leitores!
    Beijos, Dany.
    https://leitoranamoda.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, nossa esse livro está fazendo o maior sucesso e estou super a fim de ler, o tema dele está tão na moda hoje em dia

    ResponderExcluir
  4. Acabei de adquirir este livro estou com muita vontade de ler apesar de achar a história mais voltada para o público adolescente a temática do panico e o fato de ela ter um blog me chamou muito a atenção bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo o porque todo mundo está gostando muito desse livro, mas sinceramente? Foi a minha maior decepção literária. Os personagens são muito fracos e o enredo não tem nada demais. Mesmo a questão da crise de pânico não é realmente tratada no livro, só existe.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Estou lendo esse livro atualmente e pretendo ter em breve minhas próprias conclusões sobre ele. A história está até o momento bem legal, apesar de algumas coisas meio forçadas, na minha opinião.
    Espero continuar gostando do livro, assim como você gostou!

    Beijo ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in