06 fevereiro 2015

[Resenha] O Grande Ivan - @Novo_Conceito

Nome: O Grande Ivan
Autora: Katherine Applegate
ISBN: 9788581635774
Editora: Novo Conceito/Selo #Irado
Ano de Lançamento: 2014
Comprar: Saraiva

“Meu nome é Ivan. Eu sou um gorila. Não é tão fácil quanto parece…” Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo. Baseado em fatos reais, O Grande Ivan é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.


Neste livro, Katherine Applegate nos apresenta Ivan, um gorila da costas conza prateada, e vive em uma jaula no shopping, onde as pessoas vão visitá-lo, sendo elas crianças e adultos. Junto com ele vivem outros animais (em jaulas separadas). Os seus melhores amigos são a elefanta, Stella e o cão de rua Bob.

Desde pequeno, Ivan foi tirado de sua família, e vivia com o seu dono Mack, até que, o gorila foi ficando maior, e fazendo mais estragos. Como seu dono estava precisando de dinheiro resolveu colocá-lo para se apresentar no shopping e o aprisionou em seu "domínio", junto com outros animais.

Ivan também tinha alguns amigos humanos, George, que limpava o shopping, e a filha dele, Júlia, que compartilhava o amor pela arte com o gorila, sim, Ivan pintava, e como fala no livro ele era o Picasso de quatro patas, suas obras eram vendidas na lojinha do mesmo estabelecimento.

Certo dia, uma nova elefanta chega para a turma, o nome dela é Rubby e ficará no mesmo domínio que Stella, ela acaba se tornando amiga de todos, e principalmente de Ivan, Stella e Bob. Mas, uma coisa acontece e muda o rumo da história, Stella fica muito doente, e como ela pegou amor por Rubby, pede para Ivan levar a jovem elefanta para outro lugar, porque ali, no shopping, presos, não era um lugar para se viver.

E é aí que Ivan tem que mostrar o poder dos gorilas das costas cinza prateada, tomar uma atitude, contar com a ajuda dos amigos e o mais importante, acreditar no seu talento de ser um artista. Desde o começo acompanhamos as emoções e os sentimentos do Ivan e sentimos que ele tem a necessidade de ser livre.

Eu gostei muito do livro, foi uma leitura bem leve, a narrativa feita por Ivan, é bem dinâmica e prende o leitor desde a primeira página, e ao decorrer de algumas páginas temos desenhos "feitos" pelo próprio Ivan.

O livro é baseado em fatos reais, sim, o Ivan é real, é claro que a história foi adaptada com um pouco de fantasia, mas a história do gorila não, ele viveu realmente em um shopping, as pessoas até fizeram protestos para tirá-lo de lá. Eu super recomendo o livro, apesar de ser uma história voltada para o público infantil, pode agradar todo mundo!


                                                                                             Este livro foi uma cortesia da editora.


Comentários via Facebook

2 comentários. Comente Também!:

  1. Ahh eu amo as edições da Irado! E com certeza este é um livro que gostaria de ler, mas tenho medo que seja meio triste hahaha seria esta vibe?! Se não passaria a leitura hahah

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu não achei que é um livro que faz o leitor chorar litros, mas tem suas partes triste assim como também tem as partes engraçadas, pode ler sem medo hahaha ;)

      Excluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in