18 setembro 2014

[Resenha] Se eu ficar - @Novo_Conceito

Nome: Se eu ficar
Autor (a): Gayle Forman
Páginas: 224
ISBN: 9788581635415
Editora: Novo Conceito 
Ano de lançamento: 2014
Comprar: Saraiva

A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Em "Se eu ficar", iremos acompanhar a história de Mia, uma garota que, é inteligente e tem como paixão musical tocar violoncelo. Sua família não é nada igual a ela, pois seu pai, sua mãe e seu irmão Teddy, são loiros e ambos gostam de música punk, e ela de música clássica. Seu pai foi baterista de uma banda, mas quando chegou seu segundo filho, teve que mudar para uma profissão mais "responsável", professor, mas permaneceu do jeito que era antes, de bem com a vida, à vontade, estiloso. Já sua mãe, uma super-mãe, se importa muito com seus filhos e nunca falando que os mesmos foram um erro. O afeto entre Mia e Teddy é enorme, ele ama ver ela cantar e nunca dorme antes de Mia ler para ele um capítulo de Harry Potter (não preciso dizer que amei essa parte).

Mia namora Adam, integrante de uma banda que está ficando muito famosa em Portland, além de ser muito bonito, segundo ela. O que a faz se questionar porque ele queria ficar com ela, uma garota totalmente o oposto dele. Mas cada vez mais ela tem certeza que ele está completamente apaixonado por ela.

No início do livro, Mia e seus familiares estão tomando café, numa manhã de neve, os rádios anunciam que não terá aula para ela, para Teddy e para seu pai. E claro sua mãe não ia ficar de fora, ligou pedindo dispensa do trabalho naquele dia. Eles resolvem que vão visitar uns parentes e amigos e logo depois irão à um Show em que a banda do Adam irá abrir. Mas o inesperado acontece... Eles sofrem um acidente. Ela acorda e vê os corpos dos seus familiares na estrada e também vê o seu. o começo ela acha que está morta, mas vai descobrindo aos poucos que não morreu e está inconsciente.

Ela fica em coma, agora Mia passa a observar a história como um "fantasma", vendo seus familiares chorando, sem saber o estado do seu irmão, e ao decorrer de cada fato ela lembra de algo que aconteceu no passado que marcou sua vida. Adam se revolta com esses acontecimentos, e com a ajuda da melhor amiga de Mia, Kim tentam invadir a UTI, algo que não dá muito certo.

E agora, fico me perguntando se conseguiria sentir o toque dele. Adam solta a minha mão – a minha mão do corpo desacordado – e dá um passo à frente para me olhar. Ele está tão pertinho de mim que quase consigo sentir seu cheiro (…) Adam começa a murmurar alguma coisa. Com a voz bem baixa. Ele não para de repetir: por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por fim, ele para e olha bem para o meu rosto:
- Por favor, Mia – implora. – Não me faça escrever uma música.”

Mia descobre que terá que fazer a escolha mais difícil de toda sua vida! Escolher se vai se juntar com seus familiares ou ficar com Adam, Kim e o restante da família. Essa é uma das principais reflexões do livro, a importância dos amigos e das famílias.

O livro é repleto de reflexões, e de uma leitura de fácil compreensão. Na minha opinião, a autora deixou muito assunto para a continuação "Para onde ela foi", estava esperando mais do livro, e também estou esperando para ver como a história de Mia se desenrolará ao decorrer da história no próximo livro. A adaptação cinematográfica do livro "Se eu ficar" já está disponíveis em vários cinemas do Brasil, e eu quero muito assistir. 


Abaixo, confira a sinopse e capa da continuação:

Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só não quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos - nam em milhas, não em continentes, não em anos -, e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.
Com a mesma força dramática de Se eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para onde ela foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

Este livro foi uma cortesia da editora.

Comentários via Facebook

7 comentários. Comente Também!:

  1. O Livro Se eu Ficar já está na minha lista de compras.
    To desejando super esse livro
    Beijos
    www.blogprincesasviciadasemmoda.tk/

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo se eu ficar. Apesar de estar no começo estou gostando bastante.
    Quero acabar logo e ver o filme :)
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que tinha continuação... Ainda não li e nem vi o filme.

    Adorei o blog! estou seguindo.

    Ficarei feliz com uma visita ao meu blog!
    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ganhei este livro no top comentarista mais ainda não chegou ansiosa pra ele chega e
    finalmente pode ler este livro maravilhoso ! Depois ler espero assistir filme
    esta coisa de sai fora do corpo e muuito louco! E segundo livro tambem espero ler



    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir
  5. Histórias com essa alta carga emocional sempre me deixam muito preso a leitura, mergulho literalmente de cabeça e só termina quando viro a última página, com Se Eu Ficar não será diferente, a reflexão que esse livro nos faz ter de que as coisas podem mudar muito rápido e como nossas escolhas tem um poder de escolha muito forte, ainda bem que a continuação já vai ser publicada, quero ler essa história sobre o olhar da Mia e do Adam e me emocionar, refletir e gostar principalmente, depois assisto o filme que me parece bastante fiel e bem produzido.

    ResponderExcluir
  6. A minha curiosidade aumentou com todo esse projeto de divulgação da editora, que foi incrível. A história parece ser ótima e os protagonistas parecem ser incríveis.
    Ainda bem que a história não acabe neste livro, já que tem continuação

    ResponderExcluir
  7. Eu tô mais animada pra ver o filme, só por causa da Chloe, basicamente acabo não curtindo muito fazer essas leituras que são super divulgadas pelas editoras, não. Tenho me do de acabar me frustrando. Apesar que só tenho ouvido falar bem, tanto do livro, quanto do filme, então não vou demorar muito pra me render a eles.

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in