26 agosto 2014

[Resenha] Deus é meu Camarada - @Suma_BR

Nome: Deus é  meu Camarada
Autor(a): Cyril Massarotto
Páginas: 216
ISBN: 9788560280476 
Editora: Suma de Letras  
Ano de lançamento: 2010
Comprar: Saraiva


Ele tem 30 anos de idade e trabalha numa sex shop. Seria um cara absolutamente normal se o seu melhor amigo não fosse ninguém menos que: Deus. Quando você conhece a mulher dos seus sonhos, ela é uma estudante de psicologia da Sorbonne, e você, um reles funcionário de sex shop, uma boa ajuda de Deus sempre é bem-vinda. O protagonista de Deus é meu camarada, romance de estréia de Cyril Massarotto, pode contar com essa ajuda em todos os momentos. Por razões inexplicadas, Deus fala diretamente com ele. É só chamá-lo e começar o bate-papo, sempre informal e amigável. Esse contato direto com o Todo-poderoso se inicia do nada quando ele tem 30 anos, bem na época em que conhece Alice e se apaixona à primeira vista. Junto com o privilégio vem a promessa de que, num futuro distante, as razões para a sua escolha como interlocutor serão reveladas[...]
Para começo de conversa, se você está pensando que este é um livro religioso, tenho que lhe dizer que está totalmente enganado(a). 

O nome do protagonista não é revelado em momento algum no livro. Ele era funcionário na sex shop do seu amigo Renê, que até então seria o sua única família. 
  
Mas em um dia normal, na sua casa, alguém aparece para ele, Deus, e depois dessa aparição, vai vindo outra, mais outra e assim sucessivamente, nessas aparições o Todo-poderoso vem a ele como uma pessoa normal, é só chamar e ele está ali na sua frente para discutir de uma maneira bem informal e engraçada. 
  
No romance de estreia de Cyril MassarottoDeus, não é Aquela pessoa que eu pelo menos imaginava, "O certinho", "O bonzinho", além de ter um bom censo de humor é amigável . Sempre pregando algumas peças no seu camarada. Entre papos, risadas e conversas espirituais, Deus acaba virando o melhor amigo daquele homem. 

"-Resumindo, destino é um sinônimo de 'realidade'. Dizer 'era o meu destino' é o mesmo que dizer 'foi o que me aconteceu', tudo o mais não passa de crendice e superstição. Simplesmente, as pessoas querem dar a essa realidade um sentido particular, um realce positivo ou negativo. Vocês se referem a destino com relação às grandes e loucas paixões ou às mortes trágicas, na maior parte do tempo. Nunca para o resto. Por exemplo você não comeu um sanduíche agora há pouco?"

Quando o protagonista acha o amor na sua vida, Alice, estudante de psicologia, nada mais que uma ajudinha Celestial para conseguirem ficar juntos, mas Deus ao longo do livro sempre diz que não interfere na vida das pessoas, ele só ajuda para que elas possam conseguir mais rápido as coisas que estão destinadas à elas. 
  
Depois do seu casamento com Alice, as visitas de Deus acaba sendo semanalmente, todas as terças as 23 horas. E ele sempre está se perguntando: "Por que Ele me escolheu?", e Deus sempre responde que ele tem algo que nenhum homem tem. Tudo isso tem uma razão, mas ele só a descobrirá e terá a chance de influenciar toda a humanidade, no fim, o que instiga o leitor a ler até o final.

O livro em si, é totalmente engraçado e também é um pouco emocionante, pois a vida dele depois do seu primeiro encontro com Deus, aos 30 anos, não é mais a mesma, com alguns fatos que ocorrem no decorrer dos anos ele acaba culpando o Todo-poderoso e achando que Deus não se importa com ele. O que é totalmente ao contrário. 

O autor nos leva a pensar várias questões da nossa vida, desde as coisas mais simples até as mais complexas. Um livro bem divertido e de leitura rápida...Gostei muito dele, e que com certeza está entre os meus favorito.

Comentários via Facebook

4 comentários. Comente Também!:

  1. Oi Jorge, tudo bem ?
    Nossa, também achei que era um livro voltado para o religioso ( rs ) . Gosto de leituras que proporcionam para o leitor um pouco de reflexão e pelos seus comentários parece ser uma boa leitura !! Dica anotada, gostei bastante da capa e a premissa é ótima viu ?! Já estou desejando uma promoçãozinha dele ( rs ) .
    Parabéns pela resenha ;) ;) ;)

    Abraços !!
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luan, tudo bem sim e com você?
      Também gosto de leituras que proporcionam reflexão ao leitor, e acho que se você ler, não vai se arrepender! E a versão de bolso dele sempre está em promoção na Submarino.
      Obrigado e um grande abraço!

      Excluir
  2. Amei o livro surper recomendo !!!

    ResponderExcluir
  3. Amei o livro surpe recomendo !!!

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in