01 maio 2014

[Entre filmes & livros] Malévola

Nesse mês teremos a estreia de Malévola nos cinemas, o filme é uma nova versão do conto "A Bela adormecida", porém a história será centralizada na vilã Malévola, contando os fatos de sua vida, que fizeram dela uma mulher amargurada e vingativa, capaz de amaldiçoar a jovem Aurora.

Para quem não conhece, "A bela adormecida" é um conto escrito pelos Irmãos Grimm, e a história original está longe ser aquela que todos nós conhecemos.


Existem várias versões do conto.
No conto de Basile, a princesa Talia cai num sono profundo quando fica com um pedaço de linho encravado debaixo da unha. O rei, que já está casado, quando a descobre no castelo abandonado fica de tal maneira apaixonado que lhe tira os frutos do amor enquanto ela dorme. Apenas nove meses após esta visita que Talia acorda, altura em que dá à luz os dois infantes, o Sol e a Lua. Quando a rainha, esposa do rei, toma conhecimento da existência de Talia e dos seus dois bastardos, ordena imediatamente as suas condenações, porém esta acaba por morrer no próprio fogo que preparava para a princesa, deixando todos os restantes felizes para sempre.

Em Perrault, a princesa acorda quando um príncipe a descobre e, apaixonados, casam-se e criam um amor que tem como frutos uma filha chamada Aurora e um filho com o nome Dia. No entanto, o amado sai numa caçada, deixando a princesa e os seus filhos ao cuidado da sua mãe ciumenta, que até então não sabia da existência do casamento do filho. Esta é descendente de Ogres e as suas tendências canibais provocariam a morte destes três, se não fosse a compaixão de um cozinheiro, que engana a sua majestade com carnes de animais. Por fim, quando o seu filho chega e descobre as tentativas de destruir a sua família, a rainha suicida-se ao saltar para um tanque repleto de sapos, serpentes e víboras que tinha preparado para a princesa.
As segundas partes destas duas versões são consideradas por alguns folcloristas como contos distintos que foram unidos inicialmente por Basile .

A versão dos Irmãos Grimm termina logo após o encontro do príncipe. Assim foi criada uma integridade superior à dos contos anteriores que a tornou, em consequência, mais popular.

O filme da Disney conta uma história mais parecida com a versão dos Irmãos Grimm, apesar de possuir uma série de adaptações na história: Não são 12 fadas que visitam o batizado da princesa, e sim 3: Flora, Fauna e Primavera. No lugar de uma fada invejosa, retrata uma bruxa sombria chamada Malévola, que possui um castelo rodeado de trevas com seu próprio exército de monstros. Tanto as fadas quanto a bruxa permanecem presentes durante todo o filme. Além disso, o príncipe conhece a princesa assim que ela nasce, já que seus pais eram amigos dos pais dela e haviam decidido casamento entre seus filhos anteriormente.

Outra mudança é que as três fadas querendo proteger a princesa recém-nascida, sequestram-na e levam-na para a floresta, onde criam-na como três camponesas tias dela. A princesa sonha com o príncipe e só descobre que é filha do rei e da rainha ao completar 15 anos de idade, quando Malévola a atrai para um cômodo do castelo e a princesa fura o dedo no fuso de uma roca. Com a ajuda das fadas, o príncipe ainda derrota a própria Malévola transformada em dragão (que seria equivalente à mãe ogre das outras versões) e após beijar a princesa, o conto acaba com o casal dançando em vosso casamento e as três fadas indecisas sobre a cor do vestido da protagonista. Além disso, no filme a princesa é chamada de Aurora (assim como na versão de Tchaikovsky) e o príncipe de Filipe.


O filme mantém essa versão lançada pela Disney, e embora seja um filme sobre o conto em si, o foco principal será a vilã da história: Malévola. Eu particularmante, estou bem curiosa para saber como ficou a adaptação. Confiram o trailer abaixo:

O filme tem estréia prevista para o dia 30 de maio.

Comentários via Facebook

4 comentários. Comente Também!:

  1. Curiosa para ver o filme também! Tenho gostado disso que eles tem feito com os filmes da Disney de dar foco na vilã, assim como fizeram com o filme em que a Julia Roberts é a madrasta da Branca de Neve.
    Adorei o post :)

    Beijo:*

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Existem diversas formas de contar uma mesma história, tanto essas que você citou quanto as adaptações mais modernas, todas elas me encantam bastante por isso estou ansiosa por esse filme, ele promete!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou super ansiosa
    para ver Malevola,e os contos dos irmão Grimm,
    são os melhores.

    ResponderExcluir
  4. Conheço as histórias originais dos Irmãos Grimm, apesar de não terem nada de "contos de fadas" como conhecemos... Realmente gostei do lado sombrio da coisa. Confesso que das princesas conhecidas, "A Bela Adormecida" é uma das que menos gosto, mas estou muito ansiosa para ver Anjelina Jolie como a Malévola.

    Beijos
    http://gominhoehsobrenome.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in