14 abril 2014

[Resenha] Paradise - @EditoraLeya

Nome: Paradise
Autor(a): Ellen Sussman
Páginas: 256
ISBN: 9788577344468
Editora: Leya/Selo Casa da Palavra
Ano de lançamento: 2014
Comprar: Saraiva

A história começa com uma viagem ao paraíso. Ao ser enviada para trabalhar como guia turística em Bali, uma ilha da Indonésia, Jamie só pensa em passar os dias mais felizes de sua vida ao lado do namorado, aproveitando as praias virgens e explorando as florestas. No entanto, após três dias de sua chegada, ela e seu parceiro se tornaram vítimas de um atentado terrorista na boate local. Seu namorado perde a vida, e Jamie, a esperança de felicidade.
Depois de um ano, ainda transtornada pelas lembranças, Jamie decide retornar a Bali para tentar fechar esse ciclo em sua vida. Mais que tudo, ela espera encontrar Gabe, o homem que a salvou do ataque. Nesta viagem ao passado, Jamie conhece Nyoman, seu simpático anfitrião, que a hospede no acolhedor e relaxante Paradise, um bangalô incrustado numa paisagem estonteante.
Mesmo preparada para se arriscar nos grandes perigos da natureza selvagem de Bali, ela ainda precisa estar pronta para o maior desafio de todos: dar uma nova chance ao amor.

No ano de 2002, Jamie foi escalada pela empresa em que trabalhava, para uma viagem a Bali, na Indonésia. Ela sempre foi muito aventureira e acabou escolhendo seguir essa área como profissão, a agencia para a qual trabalha, organiza viagens de aventura, e ela fica encarregada de conhecer o local antes de indicar para os clientes.

Ela e Miguel(seu namorado) vão para Bali, uns dias depois de chegarem, numa noite jantando em um restaurante, Miguel decide pedi-la em casamento, mesmo eles estando pouco tempo juntos. Miguel gostava dela verdadeiramente e queria te-la em sua vida para sempre, porém, Jamie ainda não se sentia assim com relação a ele e não aceita seu pedido de casamento.

Naquela mesma noite, Miguel se sentindo mal com relação a Jamie, decide ir até a boate que ficava perto do restaurante onde eles estavam jantando, e para tentar consertar aquela situação Jamie vai atrás dele. Na mesma hora em que eles estão entrando na boate, uma bomba explode no local, e não apenas nessa boate, mas em todas naquela região.
Perdida em meio aos escombros da explosão, Jamie não sabia o que fazer, era carnificina pura, a única coisa que passava pela sua cabeça, era procurar por Miguel.

Do outro lado da história conhecemos Gabe, um homem divorciado e que há quatro anos atrás perdeu o filho vitima de uma doença grave. Sua vida tinha perdido o rumo depois da morte de seu filho, via a vida passar ao seu redor, e ele ficava parado observando tudo acontecer, até que algo o faz acordar. Gabe então decidi dar um rumo na sua vida e se muda para Bali, um ano após a morte de seu filho. Largando a profissão anterior de jornalista, Gabe era agora professor de uma escola pequena em Ubud.

Na noite que ocorreu o atentado, Gabe estava jantando num restaurante próximo ás boates, ao ouvir a explosão das bombas não pensou duas vezes e correu para o local. A única coisa em que pensava naquele momento era em ajudar aquelas pessoas, e ver seus corpos sendo queimados pelo fogo que se alastrava no local só piorava a situação.

Jamie, ao ver Gabe entrando na boate para ajudar a socorrer aquelas pessoas, grita por ajuda e ele não hesita na hora de salva-la e levar ela para um lugar seguro. 

"Por um ano Jamie é atormentada pela lembrança dos corpos que viu na boate após a explosão da bomba. Eles pairam como sombras em sua mente; sussurram em seu ouvido logo que acorda."

Mesmo depois de um ano, a lembrança daquele atendado continua assombrando Jamie, e isso dificulta de certa forma a nova viagem que ela faz para Bali. Os habitantes do local decidem fazer uma cerimonia para todos aqueles que perderam pessoas no atentado e ela é convidada, porém, mesmo tudo aquilo sendo muito triste e difícil para ela, Jamie não pode deixar de participar, ela precisava daquilo, seria como se estivesse fechando um ciclo. E ainda tinha Gabe, era praticamente impossível não alimentar esperança de reencontra-lo, o homem que a salvou da morte um ano atrás, ocupava agora cada pedaço de seu coração que estava se reconstruindo aos poucos.

"Paradise" foi uma das leituras mais incríveis que já fiz. Com uma escrita delicada, a autora consegue conduzir a trama com muita sensibilidade e habilidade, fazendo com que o leitor sinta as emoções de seus personagens a cada página virada. "Paradise" tem um pano de fundo trágico, porém é um romance lindo e inesquecível!

CURIOSIDADE: O atentado foi que apresentado como parte da história no livro, realmente aconteceu. Para quem quiser saber mais sobre ele, clique aqui.  



Comentários via Facebook

2 comentários. Comente Também!:

  1. Olá Fernanda!
    Eu não conhecia este título, mas parece ser ótimo. Gosto muito de histórias realistas e ter o máximo de noção do que os personagens estão sentindo. E num livro com uma premissa tão intensa, como um atentado, acho que dá verossimilhança a história.
    Gostei bastante da resenha e com certeza vou acrescentar o livro a minha meta de leitura.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. um amor adorei a resenha dele
    e me deixou muito curiosa,este será uns dos quais vou tentar ler
    Beijos
    http://pinagirlscris.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in