30 abril 2014

[Resenha] As vantagens de ser invisível - @editorarocco

Nome: As vantagens de ser invisível
Autor: Stephen Chbosky
Páginas: 224
ISBN: 9788532522337
Editora: Rocco  
Ano de lançamento: 1999
Comprar: Saraiva

Narrado na primeira pessoa por um adolescente que se autodenomina "Charlie", a trama acompanha diversas cenas da vida do rapaz através de cartas escritas por ele a uma pessoa anônima. O romance aborda temas como introversão, sexualidade, uso de drogas e outros assuntos comuns na adolescência. Além disso, conforme a história avança, também são mencionadas diversas obras da literatura, do cinema e da cultura pop em geral e discutidos seus significados.



Eu não consigo aceitar que esse livro foi ignorado por quase uma década pela mídia, e que se não fosse a sua adaptação cinematográfica e o relançamento da obra pela Rocco Jovens Leitores , nunca teria conhecido esse romance perfeito.

Charlie é um adolescente que vai ingressar no colegial nos anos 1990, e começa a se comunicar atravéz de cartas com um Amigo, que não tem sua identidade revelada. O livro e basicamente a junção dessas cartas, elas narram o que acontece com a família, os poucos amigos e as impressões de Charlie.

Após o suicídio de seu melhor amigo, a morte de sua tia Helen e outros traumas, Charlie fica sozinho na escola, sendo seu único amigo, o professor de inglês avançado , o Bill. Mas em uma noite de sexta-feira ele vai assistir um jogo de futebol. E conhece Sam e Patrick.

"Ele é invisível. (...) Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende."- Patrick, sobre Charlie

Sam é uma garota linda e que escolhe os caras errados. Charlie se apaixonou instantaneamente por ela,e Patrick é muito legal, mesmo sendo um pouco rejeitado pelos demais, e esses meio-irmãos veteranos mudam a vida de Charlie.A partir daí, aparecem temas muito importantes: uso de drogas ilícitas, homossexualismo, bullying, violência contra a mulher, a liberação sexual.

"Quando chegamos ao fim do túnel, Sam deu um grito muito divertido, e foi isso. Chegamos ao centro. As luzes nos prédios e todo o resto eram maravilhosos. Sam se sentou e começou a rir. Patrick também riu. Eu comecei a rir. E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos."- Charlie

Na minha opinião, esse livro deveria ser leitura obrigatória no ensino médio.  Em menos de 300 páginas,  explora temas raramente abordados nas escolas, incentivando a curiosidade e "abrindo" a mente dos adolescentes, que às vezes é tão tradicionalista e preconceituosa. Passei horas pesquisando após terminar o livro, principalmente sobre LSD. Fazia um tempo que um livro juvenil não atiçava minha curiosidade.

Se você gostou desse livro, eu recomendo a leitura de Por que tanta pressa de crescer? de Brian Keaney , que aborda alguns desses temas, e tem um final surpreendente!


Comentários via Facebook

5 comentários. Comente Também!:

  1. Olá!
    Eu simplesmente AMO esse livro. Infelizmente só fiquei sabendo da existência dele por causa do relançamento da rocco também =/
    Charlie é um amor, e achei que ele ficou muito bem interpretado pelo Logan no filme!
    Beijinhos
    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Sério que esse livro é de 1999? Nunca tinha ouvido falar e assim como você só conheci por causa da adaptação cinematográfica. Não vi o filme nem li o livro, mas espero fazer um dia e amar do mesmo jeito que você amou!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii! Esse livro parece muito bom, tenho ele em pdf no meu computador mas ainda não comecei a leitura. Tem um filme, também né? Não sei se o livro é melhor que o filme ou vice-versa.

    Gostei da resenha.

    beijos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem ?
    Esse livro parece ser ótimo, so vejo resenhas positivas dele, e o filme também é lindo.

    Beijos, Ivana

    http://omundinhoderebecca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Mylane, não me interessei por este livro, para falar a verdade, nem pelo filme.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in