28 fevereiro 2014

[Resenha] Divergente - @editorarocco

Nome: Divergente
Autor(a): Veronica Roth
Páginas: 504
ISBN: 9788579801310
Editora: Rocco 
Ano de lançamento: 2012
Comprar: Saraiva
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível.Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
Divergente é narrado por Beatrice (Tris) em um futuro distópico, no qual  a sociedade é dividida em cinco facções: Audácia, Abnegação, Amizade, Erudição e Franqueza. Aos 16 anos, os adolescentes passam por um teste psicológico/psicodélico que determina qual a sua tendência entres as facções. Podendo ele escolher a sua "tendência" ou a facção em que nasceu.

Beatrice é Divergente, isto é, foi determinada em três facções diferentes (Abnegação, Audácia, Erudição) . Mas há um problema, ela nasceu na Abnegação e para seguir em outra, ela precisa deixar sua família e seu irmão, Caleb. E assim ela faz, partindo para o complexo da Audácia.

Na Abnegação, é como viver em função do próximo. Já na Audácia requer demonstrar coragem o tempo todo. Durante a iniciação há vários momentos tensos, como luta corpo a corpo, lançamento de facas, pular de um prédio... Além dos conflitos internos entre os iniciandos transferidos de outras facções e os nascidos na Audácia.

Explicar essa trama tão cheia de teias é meio complicado. Eu nunca entendi muito bem...Até que eu li e me apaixonei.

O livro é composto por uma excelente distopia, com um grande mistério "Por que ser Divergente é tão perigoso?" . Isso torna a trama narrada na 1ª pessoa do presente muito leve ! Li bem rápido, pois a leitura fluía muito bem.




Comentários via Facebook

5 comentários. Comente Também!:

  1. Nunca li, sempre amei hueh. Tá na lista das próximas leituras, sua resenha me animou bastante.
    Beijo,
    umviciadoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Divergent é perfeito, amo a saga e pelo que vi no trailer fizeram uma otima adaptaçaõ.
    beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu também amei esse livro!
    Recentemente lancei resenha dele no meu blog também
    A história é fascinante! Mal posso esperar pelo filme! :)
    Beijos

    http://addictionforbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários! Percebo que Divergente vai ter várias sessões lotadas e muitos leitores assíduos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos. Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história....acesse o link e digite a palavra reverso..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html‎

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in