16 janeiro 2014

[Resenha] Um Dia - @intrinseca


Nome: Um Dia
Autor(a): David Nicholls
Páginas: 216
ISBN: 9788580570258
Editora: Intrínseca
Ano de Lançamento: 2009
Comprar: Saraiva

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Emma levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

 Em Um Dia, não há POV's (pontos de vista) definidos e marcados, mas são perceptíveis durante a estória, que é narrada sob a perspectiva de Dexter Mayhew e Emma Morley, dois universitários que se conheciam há um certo tempo, mas que depois do baile de formatura decidem dormir juntos. O que não acontece de fato, pois passam a noite com os corpos entrelaçados, aos beijos e conversando.

A partir desse dia, 15 de julho de 1988, o autor vai nos contando o que acontece com esse casal, seu futuro, suas carreiras, mudanças pessoais, incrementando com novos personagens muito sem noção como Ian, que é um aspirante a comediante que não é engraçado.

Emma que usava óculos, trabalhou com um grupo de teatro, em um restaurante, super inteligente, culta, começa a engordar... E com as críticas de Dex, começa a usar lentes, e a ter uma vida mais saudável. Dexter, introspectivo, que depois de muito se preocupar com a profissão, passa a trabalhar em um programa de TV, se tornando um quase alcoólico e usuário de drogas (não viciado, okay?) , que vive em festas.

No futuro, eles de reencontram e trocam correspondências, contando um ao outro o que se passam em suas vidas tão opostas. Mas não se engane pela capa romântica, há muitas vezes em que Emma e Dexter se afastam propositalmente. Concordando com a maioria dos críticos, ele se torna muito triste, por insensibilidade de ambos.

Eles são estereótipos de pessoas que juntas formam o casal que "nunca vai dar certo", e gosto disso, pois dá uma certa maturidade a quem lê, levando a refletir sobre inúmeras questões.
Reflexivo, engraçado, idealista, crítico, bem estruturado, uma brilhante comédia romântica, que de tão digna, virou filme.


Comentários via Facebook

8 comentários. Comente Também!:

  1. Tenho muita curiosidade pra ler esse livro, mas tantas pessoas o avaliam como simplesmente bom ou regular, que acaba me desestimulando um pouco. :/
    Beijos

    http://livroscomchadastres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela!
      Ele é bom, porém cansativo e maçante, por isso dei "esperava mais" , mas algo é certo: ele é um livro cheio de lições de vida.

      Excluir
  2. Eu sempre tive um pé atrás com esse livro, apesar de ter visto o filme e ter gostado. Demorei muito pra ler, mas quando li me apaixonei. Achei a Emma e o Dexter personagens muito bem construídos, e o romance deles é muito verossímil, não senti que o autor "forçou a barra" nenhuma vez. Um ótimo livro e uma ótima resenha.

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jana. Antes de mais nada, é como eu escrevi, é um romance muito bom, bem escrito... Mas, não conseguiu me agradar, por algumas situações no enredo.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi! Eu sempre tive vontade de ler esse livro. Amei sua resenha. Só não entendi muito o por quê das duas estrelas, rs.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Leticia! O porquê é bem simples. No decorrer a narração, eu estava esperando muito mais, e não fui correspondida pelo livro, rs. Mas eu deixei vários elogios, pois o livro é realmente bom, mas não é tudo o que a mídia propaga.

      Excluir
  4. Quero muito ler esse livro!
    Sou uma viciada por Romance :3 <3
    E é claro que tenho que ler esse livro!
    Mas vele a pena, vi que você deu só 2 estrelas, não entendi muito bem por que não gosto, explica?
    Poderia me dizer se tem muito Drama? É para deixar o livro perfeito para mim tem ter Romance <3 :3 e Drama <3 :# *O*
    Beijos!
    umavidachamadalivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romance, tem , mas nada que chegue aos pés da quantidade de drama! Chorei muito lendo esse livro! E eu realmente esperava mais, o que não quer dizer que o livro seja ruim. É apenas a minha opinião diante dele, rs :)

      Excluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in