27 dezembro 2012

[Resenha] Orgulho e Preconceito - @EdMartinClaret

Nome: Orgulho e Preconceito
Autor(a): Jane Austen
Páginas: 304
ISBN: 9788572326919
Editora: Martin Claret
Ano de lançamento: 2010
Comprar: Submarino, Saraiva
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

"Orgulho e Preconceito" foi o primeiro livro que li de Jane Austen, no entanto só depois da segunda vez que li, pude realmente dar valor ao livro maravilhoso que tinha em mãos e declara-lo como meu favorito.

Eu sempre tive um pouco de problema com clássicos da literatura, não porque achava a leitura cansativa, ou porque o livro se passa em uma época completamente diferente da nossa, e sim porque achava mei complicado o acontecimento de certos fatos na história.

"Orgulho e Preconceito" foi publicado no século XIX, mas apesar disso ele não possui uma linguagem muito diferente e foi um livro muito tranquilo de ser lido levando-se em consideração a época em que ele foi escrito.

Elizabeth é a segunda filha de cinco irmãs de uma família tradicional do século XIX. Sua mãe, uma mulher enérgica e muito dramática, é louca para casar cada uma delas, de preferência com maridos ricos.

Ela (Elizabeth) e sua irmã Jane compartilham tudo como grandes amigas que se tornaram ao longo dos anos. Vivendo num lugarejo da Inglaterra onde quase todos se conhecem, a família logo recebe uma notícia animadora por meio da própria Sra. Bennet. Um jovem muito rico, chamado Sr. Bingley, havia alugado a mansão em Netherfield Park, para se estabelecer durante uma temporada e o melhor de tudo é que ela solteiro.

Logo a Sra. Bennet fica completamente encantada com a ideia de ter uma de suas filhas casadas com o jovem, então, ela insiste em levar todos para um baile que não só marcaria a chegada do rapaz, mas também, a vida de toda a família Bennet. Principalmente a de Elizabeth, que acaba tendo seu orgulho "ferido" por Mr. Darcy, melhor amigo do Mr. Bingley, decide então que não irá nutrir nenhum tipo de sentimento por ele além de desprezo. E mesmo depois de um tempo, após a declaração (linda, tenho que dizer) que o Sr. Darcy faz para ela, Elizabeth percebe que sente muito mais por ele do que imaginava que poderia sentir. A primeira impressão nem sempre é a que fica, certo?

_"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e a amo ardentemente."

Pra mim é muito complicado falar de um clássico, principalmente sendo ele de minha autora preferida, pois quanto mais gosto do livro, mais difícil pra mim resenha-lo. Porém, esse é aquele tipo de livro que precisa ser comentado e não só dizer se é bom ou ruim. Jane Austen  nos surpreende com essa história linda, e só digo uma coisa: leiam! E deixem-se encantar por uma bela história de amor.


Comentários via Facebook

5 comentários. Comente Também!:

  1. Sim, sim, sim.

    Minha história preferida de todos os tempos. É claro que viria comentar. Até porque você também trouxe o filme, que eu também adoro.

    Só fiquei curiosa pra saber o que você realmente achou da história.

    Beijos
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse é um daqueles livros que todos precisam ler... e eu ainda não li. Tentei uma vez mas a leitura não engatou, e eu desisti. Vou tentar assistir o filme e ver se me animo pra tentar a leitura novamente.
    Bjs!
    Gabriela

    ResponderExcluir
  3. Eu não li o livro nem assisti o filme, mas não me falta vontade. E de todos da Jane, esse é o que eu mais quero ler.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  4. Sou louca para ler um livro da Jane Austen e esse está na lista!
    Sou fascinada por romances históricos!

    ResponderExcluir
  5. Preciso lê-lo, já! Adoro romances deste gênero e tenho muita vontade de conhecer os livros Jane Austen.

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in