21 julho 2012

[Resenha] A Abadia de Northanger - @EdMartinClaret



Nome: A abadia de Northanger
Autor(a): Jane Austen
Páginas: 280
Editora: Martin Claret
Ano de lançamento: 2010
Comprar: Saraiva
“Considerado o mais ligeiro e divertido livro de Jane Austen, A Abadia de Northanger conta a história da adorável Catherine Morland, jovem fascinada por romances góticos e possuidora de vívida imaginação. Em meio aos passeios e bailes da sofisticada sociedade de Bath (onde se depara com coqueteria, insinceridade, vaidades e intrigas) e à estada na Abadia de Northanger (onde se depara com os perigos de se deixar arrebatar pela imaginação), esta ingênua e íntegra heroína encontra o amor, bem como passa a conhecer melhor a natureza humana.“Por que não aproveitar o prazer de uma vez? Quão frequentemente a felicidade é destruída por tolos preparativos!”


Catherine Morland é uma jovem de 17 anos, não é nem a mais velha e nem a mais nova entre seus 10 irmãos e assim como eles não se destaca pela sua beleza, mas leva uma vida feliz no campo, no interior da Inglaterra.

Como sua família não tem muitas posses, Catherine pouco saiu de casa até cair nas graças dos Allens, um casal rico e sem filhos, que decidem leva-lá a um passeio a segunda cidade mais importante da época: Bath, que perdia apenas para Londres.

Os Allens e Catherine se enturmam rapidamente em Bath. A Sra. Allen encontra uma amiga da época de escola, a Sra. Thorpe e logo restaura a amizade, enquanto isso Catherine faz amizade com a sua filha mais velha e mais bonita Isabella Thorpe.

As duas tornam-se inseparáveis até o momento em que Isabella se apaixona pelo irmão de Catherine, e o irmão de Isabella se apaixona por Catherine, porém ele não é correspondido já que ela encontra-se perdidamente apaixonado por outro jovem que está na cidade, Henry Tilney.

Após algumas semanas em Bath, ela é convidada para passar algumas semanas com a família Tilney, que reside em uma abadia — A Abadia de Northanger.

Catherine é uma leitora assídua de romances góticos e sua imaginação foge do controle ao chegar em Northanger, pois tudo aponta que um crime foi cometido lá.

Diferente dos outros, "A Abadia de Northanger" não traz muito romance ou conflitos familiares que são presenças constantes nos livros de Jane Austen.  Esse traz um enredo mais assustador, e intrigante para época que foi escrito. Eu adorei a leitura, agradeço a editora pela cortesia. "A Abadia de Northanger" é um livro que realmente precisa ser lido por qualquer amante da literatura.



Comentários via Facebook

4 comentários. Comente Também!:

  1. O livro deve ser muito bom. Parabéns pela sua resenha viu. Gostei muito! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Parece realmente uma leitura encantadora!!!
    Gostei muito da resenha e vou anotar aqui pra pedir pra editora!!

    beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  3. Oii Fe,
    Otima resenha. Como sempre arrasando!
    Ei, tem selinho pra você lá no meu blog.

    Beijinhos.
    http://vendesecadeiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curiosa para saber mais sobre o livro, adoro as obras de Janne Austen e sem sombra de dúvidas vou gostar dessa também. Faço parte do Pub do Bob, que agora é parceiro do Imaginação Literária, espero que o trabalho de vocês cresça a cada dia e que continuem escrevendo.

    Abraços, Lilo do Pub!


    http://pubdobob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- Comente algo sobre o post ou a respeito do blog;
Vamos adorar saber sua opnião, mas sem ofensas e nem palavras baixas, ok?

Obrigada pelo seu comentario ^^
Volte sempre!

Últimas Resenhas

© Imaginação Literária • Resenhas, novidades e muito mais! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in